Tales: Trump deveria ficar de olho na atenção que China dá ao Brasil

O interesse demonstrado pela China em reforçar seus laços comerciais com o Brasil deveria chamar a atenção de Donald Trump, afirmou o colunista Tales Faria no UOL News desta quarta (20).

Na manhã de hoje, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu Xi Jinping, presidente da China, para uma série de reuniões no Palácio da Alvorada. Espera-se que ambos assinem diversos atos e parcerias em áreas como commodities, tecnologia e infraestrutura.

Se eu fosse Donald Trump e os Estados Unidos, ficaria de olho nessa atenção que a China está dando ao Brasil. Quantas vezes um presidente americano veio ao Brasil para ficar alguns dias, em pleno exercício do cargo, como fez Xi Jinping?

Ele está negociando essa questão da Rota da Seda, na qual o Brasil é reticente em assumir compromissos exagerados. É claro que esta rota é muito interessante, mas é preciso cuidado, já que a China quer contrapartidas que devem ser negociadas.

Trump trata a América Latina como um quintal desprezado e tem que tomar cuidado. A China está vindo aqui para o Mercosul e para a América Latina, com o presidente Xi Jinping demonstrando uma atenção enorme. Isso favorecerá os negócios entre Brasil e China. Tales Faria, colunista do UOL

Tales frisou que a relação entre EUA e Brasil esfriou nos últimos anos, abrindo uma oportunidade para a China ocupar este vácuo. Consequentemente, essa aproximação ameaçaria a influência econômica norte-americana no Mercosul.

Somos de um tempo no qual os EUA eram o primeiro país em negócios com o Brasil. Agora, a China tomou [essa posição] e já é o primeiro país em volume de negócios. Com a vinda do Xi Jinping e toda essa atenção, o país demonstra que pretende aumentar ainda mais esse relacionamento direto com o Brasil, com risco até para o dólar enquanto moeda.

Os americanos estão assustados com isso. Pelo BRICS, há a possibilidade de usar as moedas do bloco nas negociações internas entre os países. Quer dizer: se eu fosse os EUA e o Trump, ficaria de olho e tentaria estabelecer uma relação melhor.

Biden veio aqui em fim de mandato e ofereceu US$ 50 milhões para a Amazônia. Nesse tempo todo em que esteve no governo, ele fez quase nada pelo Brasil. Se eu fosse eles, ficaria de olho nessa aproximação da China com o Brasil, que tende a superar e muito a importância dos EUA aqui e na América Latina. Afinal, somos importantes no Mercosul. Tales Faria, colunista do UOL

Continua após a publicidade

O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em duas edições: às 10h com apresentação de Fabíola Cidral e às 17h com Diego Sarza. O programa é sempre ao vivo.

Quando: De segunda a sexta, às 10h e 17h. Aos sábados às 11h e 17h, e aos domingos às 17h.

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL. O Canal UOL também está disponível na Vivo TV (canal nº 613) Oi TV (canal nº 140), TVRO Embratel (canal nº 546), Zapping (canal nº 64) e no UOL Play.

Veja a íntegra do programa:

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.