Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
União Brasil acerta bloco com PP e Lira ganha comando da Câmara
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
O União Brasil deve anunciar na quarta-feira (23) a formação de um bloco parlamentar com o PP, do atual presidente da Câmara, Arthur Lira (AL). Com isso, está praticamente garantida a recondução do deputado ao comando da Casa.
Juntos, União Brasil e PP elegeram 106 deputados, mas o bloco ainda deve se unir ao Republicanos, cujo presidente, deputado Marcos Pereira (SP), também anunciou apoio a Arthur Lira, assim como o PDT.
O líder pedetista, deputado André Figueiredo (CE), explicou à coluna: "Resolvemos apoiar a reeleição do Lira não só porque temos um excelente relacionamento, mas porque ele terá praticamente o apoio de todos os partidos."
De fato, até mesmo o PT deve decidir nesta semana se entra formalmente neste chamado "Blocão", formado apenas para eleger Lira e depois se desfazer. A um interlocutor, o vice-líder da Minoria, deputado José Guimarães (CE), afirmou: "Estamos caminhando nessa direção."
A necessidade de aprovar a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) da Transição é um dos argumentos usados pelo comando do PT na Câmara para defender o apoio à recondução de Arthur Lira.
O problema a ser resolvido é a resistência dos senadores do partido, que, assim como os senadores do MDB capitaneados por Renan Calheiros (MDB-AL), consideram a aliança com o Lira a repetição da aliança de Bolsonaro com o Centrão.
"Ainda acredito que a opção por votar uma PEC da Transição é errada, destrói a formação de uma base programática de apoio ao governo no Congresso", afirma Renan.
Independentemente do que pensam os senadores, praticamente não há mais na Câmara quem acredite que Arthur Lira deixará de se reeleger e que o Centrão acabará integrando a base governista de Lula. De uma forma ou de outra.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.