Topo

Tales Faria

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Ministros do STF e de Lula já avaliam que Bolsonaro ficará inelegível

Colunista do UOL

15/02/2023 09h49

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Em conversa com um ministro muito próximo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a coluna perguntou se ele acreditava que o ex-presidente Jair Bolsonaro será preso, caso retorne ao país.

"Não creio em prisão. O que tenho ouvido de juristas e de ministros do Supremo Tribunal Federal com quem tenho conversado é que, muito provavelmente, ele ficará inelegível", responde este ministro.

A opinião de que já há elementos suficientes para a decretação da inelegibilidade de Bolsonaro é compartilhada por outros ministros ouvidos pela coluna, assim como parlamentares, tanto governistas como até mesmo alguns ligados ao ex-presidente.

Até Valdemar Costa Neto, presidente do partido de Bolsonaro, o PL, já está à procura de um candidato a presidente da República em 2026. Tanto assim que lançou a possibilidade de a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro concorrer.

No entanto, autoridades dos três poderes não defendem, por enquanto, a prisão de Bolsonaro.

A avaliação é de que, embora a quase totalidade da população desaprove os atos antidemocráticos e de vandalismo dos bolsonaristas, nem todos os que votaram no ex-presidente nas últimas eleições estão convencidos de que ele deva ser condenado por crimes comuns.

Em outras palavras: a inelegibilidade de Bolsonaro, por crimes eleitorais, já é dada como certa. Mas sua prisão por eventuais práticas de outros crimes, como tentativa de golpe de estado ou corrupção, não é levada em conta no momento.

O único risco é de ser determinada por algum juiz de primeira instância, mas, neste caso, a convicção é de que as instâncias superiores da Justiça o liberariam até o julgamento definitivo.