Tales Faria

Tales Faria

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Predileto de Lira à sua sucessão, Elmar diz que não sofrerá veto de Lula

O predileto do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), à sua sucessão no comando da Casa é o deputado Elmar Nascimento (União Brasil-BA).

Líder da bancada de seu partido, Elmar tem dito aos colegas que não sofrerá veto do Planalto para assumir o comando da Câmara, caso Arthur Lira confirme o apoio.

Por que o temor de veto? Por causa do acordo segundo o qual Lira e Lula terão um candidato único para presidir a Câmara a partir do ano que vem.

Por este acordo ambos têm direito a veto sobre os nomes que um dos dois não aceitar.

E qual a dificuldade de Elmar? É que seu partido, o União Brasil, é na prática comandado por ACM Neto, ex-prefeito de Salvador e arquirrival do PT na Bahia.

Mas o deputado tem relatado a colegas que foi ele o grande responsável pela aproximação entre Arthur Lira e o chefe da Casa Civil, ministro Rui Costa (PT), que já foi governador da Bahia.

Ele teria promovido esta aproximação após o rompimento entre Lira e o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, que é formalmente o responsável pelo relacionamento entre o Palácio do Planalto e o Congresso.

Elmar tem dito que, apesar de União Brasil e PT serem adversários na Bahia, ele e Rui Costa têm "excelente relação".

Segundo conta, ele teria procurado Rui Costa e promovido o primeiro encontro a sós do ministro com o presidente da Câmara.

Continua após a publicidade

Desde então Rui Costa se tornou o interlocutor de Arthur Lira com o governo para tratar de assuntos de interesse da Câmara, como um todo, junto ao Poder Executivo.

É por conta disso que Elmar garante aos colegas que não há risco de veto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à sua eleição para o comando da Câmara. Evidentemente trata-se uma conclusão do deputado a ser conferida.

Porque quem manda de fato no PT da Bahia não é o Rui Costa, e sim o ex-governador e atual líder do partido no Senado, Jaques Wagner.

Wagner é um amigo de longa data do presidente Lula. Há mais de 40 anos. Coube a ele indicar o próprio Rui Costa para o governo.

Caberá também ao senador dizer a Lula se o PT da Bahia veta um presidente da Câmara eleito pelo partido do avo de ACM Neto, o ex-governador do estado Antonio Carlos Magalhães.

A conferir.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes