Tales Faria

Tales Faria

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Tales: Por taxação das blusinhas, Lula aproxima arquirrivais Lira e Renan

No Análise da Notícia desta quarta (5), o colunista Tales Faria afirmou que o presidente Lula (PT) terá a missão de aproximar o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e o senador Renan Calheiros (MDB-AL) para manter a taxação de compras internacionais de sites como Shein, Shopee e AliExpress —a chamada "taxação das blusinhas".

Tales contou que a decisão de retirar a taxação do texto projeto que institui o Mover (Programa Mobilidade Verde e Inovação) tem como pano de fundo uma disputa política em Alagoas. A tensão envolve o presidente da Câmara, Arthur Lira (PL-AL), e o senador Rodrigo Cunha (Podemos-AL).

Cunha é relator do Mover e está cotado para ser vice na chapa do prefeito de Maceió, João Henrique Caldas (PL), o JHC, que tenta a reeleição. Foi Cunha quem removeu a taxação do texto. Mas a decisão desagradou Lira, que tem uma outra indicação para vice de JHC. Além disso, Lira é amplamente favorável à taxação das blusinhas, como forma de defesa da indústria nacional.

Desafeto de Lira e rival de JHC, Renan Calheiros é um dos beneficiados com a disputa.

O Arthur Lira correu para o Lula e falou: Lula, isso vai me ferrar a campanha. Vai me ferrar lá em Alagoas, porque eu vou perder. [Com] Esses dois, Renan e JHC, eu estou ferrado. Eu preciso do apoio do Planalto aí para virar esse jogo. Então o Lula agora está tentando ver se aproxima o Renan Calheiros do Arthur Lira em Alagoas para ajudar a resolver o problema da taxação das blusinhas.

Essa aproximação pode não ser uma aliança formal, basta o Renan não atrapalhar o Lira, ou ele [Renan] ir mais em cima do João Henrique Caldas. Isso ainda vai ser discutido, como será feito.

Segundo o colunista Tales Faria, a "taxação das blusinhas" deve ser aprovada no Senado porque tem o apoio do governo e de partidos como o MDB e o União Brasil.

Eu acho que há uma grande chance de aprovar, na medida em que o governo é a favor, na medida em que o governo está trabalhando de fato, na medida em que o MDB é a favor, na medida em que a União Brasil já declarou também que é a favor da aprovação.

Foi uma jogada, basicamente, do Rodrigo Cunha, aproveitando-se dessa história, pra atrapalhar a vida do Arthur Lira e também pra fazer a campanha dele, começar a campanha dele, já falando que é a favor de não cobrar, não taxar, não cobrar imposto. Tales Faria, colunista do UOL.

***

Continua após a publicidade

O Análise da Notícia vai ao ar às terças e quartas, às 13h e às 14h30.

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.

Veja abaixo o programa na íntegra:

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes