Tales Faria

Tales Faria

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Valdemar Costa Neto insiste que Tarcísio se filiará ao PL

O presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, disse à coluna que o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), apesar de negar publicamente, irá mesmo se transferir para o PL:

"Lógico que [ele] virá, não vai ficar longe do [ex-presidente Jair] Bolsonaro."

Valdemar afirma que Tarcísio nega a transferência porque "não quer ficar mal com o Republicanos, [que] hoje é um grande partido e vamos precisar deles em outras eleições".

Segundo o presidente do PL havia divulgado, a informação da transferência "por volta de junho" lhe fora passada pelo próprio Tarcísio em jantar há cerca de um mês, em Brasília.

A migração do Republicanos para o PL ocorreria devido a um pedido do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

A coluna perguntou, então, a Valdemar se está mantida para junho a expectativa de transferência do governador. Mas Valdemar não respondeu.

Na verdade, as declarações de Valdemar sobre a transferência de Tarcísio causaram desconforto no Republicanos.

O partido acha que o governador está sofrendo uma pressão do PL que pode atrapalhar alianças com outras legendas.

O senador Ciro Nogueira (PI), presidente nacional de uma dessas legendas, o PP, chegou a declarar:

Continua após a publicidade

"Eu acho que Tarcísio deveria ficar no Republicanos, porque o PL já vai estar com ele em 2026 de qualquer jeito, não vai apoiar outro candidato."

Outro problema para o Republicanos com esta transferência é a eleição para presidente da Câmara em janeiro, cuja campanha já está em plena efervescência.

O presidente nacional do partido, deputado Marcos Pereira (SP), é um dos candidatos mais bem colocados na disputa.

Pereira busca reunir o apoio de deputados do governo e da oposição. Teme que a filiação de Tarcísio ao PL chame para a campanha na Câmara a polarização que já está na rua entre o partido de Bolsonaro e o governo Lula.

Por conta disso, a avaliação corrente no Congresso é de que Tarcísio tenta resistir à pressão de Bolsonaro e Valdemar para só se transferir quando o resultado da disputa na Câmara estiver mais claro. Ou pouco antes da eleição ou logo depois.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes