União Brasil acompanha PT e fecha apoio a Hugo Motta para presidir a Câmara
A direção do União Brasil informou ao candidato da sigla à presidência da Câmara, Elmar Nascimento (BA), que manifestará apoio ao candidato do Republicanos, Hugo Motta (PB).
Segundo a coluna apurou, a decisão foi tomada em função do apoio do PT ao deputado da Paraíba.
Hugo Motta foi anunciado nesta terça-feira, 29, pelo atual presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), como o candidato da sua preferência à sucessão. Lira deixa o cargo em fevereiro.
A direção do União Brasil avalia que não há mais condições de Elmar disputar, em função do apoio do PT, do PL e do MDB, entre outros partidos, ao candidato que já foi anunciado por Arthur Lira como o nome de sua preferência.
Elmar, no entanto, não deu mostrar de que está disposto a renunciar à candidatura. Pelo Regimento da Câmara, ele ainda pode concorrer como candidato avulso.
O deputado havia acertado com o líder do PSD, Antonio Britto, apoio mútuo àquele que tivesse mais condições de disputar. Britto tem dito que vai "até o final".
A decisão do PT foi tomada depois que Arthur Lira resolveu adiar qualquer decisão da Câmara sobre o projeto de anistia aos golpistas do 8 de janeiro de 2023. O projeto estava em votação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e foi retirado de pauta pelo presidente da Câmara.
Arthur Lira anunciou que criará uma comissão para analisar a proposta, mas não estabeleceu qualquer prazo para a decisão;
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.