PUBLICIDADE
Topo

Thiago Herdy

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Acusado de assédio, presidente da Caixa vai a evento acompanhado da esposa

Thiago Herdy

Colunista do UOL em São Paulo, foi repórter de O Globo, Época, Estado de Minas e Diário da Tarde. Integrou a equipe do FinCEN Files, investigação finalista do Pulitzer 2021. Vencedor dos prêmios Esso 2008 e 2010 e de menções especiais no Prêmio IPYS/Transparência Internacional, 2009 e 2011. Foi presidente da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) no biênio 2016/2017. É formado em jornalismo pela PUC Minas.

Colunista do UOL

29/06/2022 10h58

Acusado de assediar funcionárias da Caixa Econômica Federal, o presidente da empresa pública, Pedro Guimarães, chegou na manhã desta quarta-feira em evento do banco, em Brasília, acompanhado da esposa.

A presença da esposa Manuella Pinheiro Guimarães foi anunciada pelo próprio dirigente, na chegada à cerimônia de divulgação do Plano Safra 2022/2023. O ato é fechado à imprensa e com acesso permitido apenas a funcionários e convidados do banco.

As denúncias de assédio por parte de Guimarães são objeto de investigação sigilosa do Ministério Público Federal (MPF) e foram reveladas nesta terça-feira em reportagem do portal Metrópoles. Novas reportagens da Folha e da TV Globo, veiculadas nesta quarta-feira, confirmaram as denúncias.

Depois da divulgação, a Caixa cancelou a coletiva de imprensa de lançamento do Plano Safra, que estava prevista para ocorrer na manhã desta quarta-feira. A empresa também vetou a presença da imprensa no evento.

Guimarães é pivô da mais nova crise do governo de Jair Bolsonaro (PL). Por conta das denúncias feitas contra o presidente do banco, desde ontem aliados do presidente vêm o aconselhando a exonerar o executivo do cargo, para evitar desgastes à campanha pela reeleição.

De acordo com as últimas pesquisas eleitorais, Bolsonaro enfrenta maior rejeição no público feminino. Guimarães é um dos personagens mais frequentes das transmissões ao vivo de Bolsonaro nas redes sociais.