Topo

UOL Confere

Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos


Vídeo de apoio a Bolsonaro não é de diretor da revista "Veja"

Vídeo de usuário do Facebook foi atribuído falsamente a diretor de "Veja" - Reprodução/Facebook
Vídeo de usuário do Facebook foi atribuído falsamente a diretor de "Veja" Imagem: Reprodução/Facebook

Do UOL, em São Paulo

07/08/2018 19h49

Um vídeo compartilhado no Facebook, em aplicativos e publicado no YouTube foi atribuído a um suposto diretor da revista “Veja”, que teria declarado voto no candidato Jair Bolsonaro (PSL). O vídeo é verdadeiro, mas a informação de que ele foi feito por um profissional da “Veja”, identificado como Augusto Blat, é falsa.

Segundo a publicação, pertencente à editora Abril, nem o homem que aparece na gravação nem ninguém com este nome têm qualquer relação com “Veja”. Quem assume a autoria do vídeo compartilhado em redes sociais e aplicativos de mensagens instantâneas é um usuário do Facebook que se apresenta como Ival, profissional de marketing de São Paulo.

Ele tem mais de 7.000 seguidores no Facebook e não respondeu ao pedido de entrevista da equipe do Projeto Comprova enviado por mensagem privada na rede social. Ival publicou o vídeo em 31 de julho, um dia após a participação do presidenciável no programa Roda Viva, da “TV Cultura”.

O vídeo original, que alcançou quase 700 mil visualizações, foi deletado pelo autor nesta terça-feira (7), mas continua circulando por outros perfis na rede social e no WhatsApp. Na segunda-feira (6), Ival escreveu no Facebook que o vídeo feito por ele foi "atribuído a uma pessoa que sequer existe". A publicação acompanha uma captura de tela do site "Boatos.org", o primeiro a fazer a verificação do vídeo.

A imagem é, portanto, legítima, mas há uma falsidade deliberada ao atribui-lo a um diretor da Veja que não existe.

O vídeo enganoso foi verificado pelo UOL e por outros integrantes do projeto Comprova: “Folha de S.Paulo”, “Veja”, “O Estado de S.Paulo”, “Poder360”, “O Povo”, “Gazeta Online” e “Gazeta do Povo”.

O Comprova é um projeto integrado por 40 veículos de imprensa brasileiros que descobre, investiga e explica informações suspeitas sobre políticas públicas, eleições presidenciais e a pandemia de covid-19 compartilhadas nas redes sociais ou por aplicativos de mensagens. Envie sua sugestão de verificação pelo WhatsApp no número 11 97045 4984.