Topo

UOL Confere

Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos

Homem erra ao dizer em vídeo que pesquisa Datafolha não tem registro

Arte/UOL
Pesquisa Datafolha registrada no TSE Imagem: Arte/UOL

Do UOL, em São Paulo

24/08/2018 19h18

É falsa a informação de que a pesquisa do Instituto Datafolha, divulgada na última terça-feira (21), não tem registro na Justiça Eleitoral. O boato se espalhou nas redes sociais e no WhatsApp após um homem, que não se identifica, gravar um vídeo lendo o resultado da pesquisa no portal “G1” e procurando o registro dela no site do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Como o usuário preencheu os campos de busca no site do TSE de maneira errada, ele não consegue encontrar o registro da pesquisa e, então, acusa: “Ou a ‘Globo.com’ está mentindo, ou o Datafolha está mentindo, ou o Tribunal Superior Eleitoral está mentindo. São três responsabilidades: de quem registra, de quem diz que registrou e de quem está passando a informação”.

Foram dois os equívocos do autor do vídeo. No campo para preencher o período da pesquisa, o correto não é colocar os dias em que ela foi realizada nas ruas, mas a data do seu registro. Como esta informação não costuma constar nas notícias, ela não precisa ser informada na busca: basta preencher o número correto do registro, que neste caso é BR-04023/2018. Este foi o segundo equívoco do homem: ele digitou o número sem o hífen.

Para não se enganar mais, confira o passo a passo para pesquisar se uma pesquisa tem, ou não, registro no TSE:

1. Acesse o site do TSE;
2. Na aba “Eleições”, clique em Pesquisas eleitorais - Eleições 2018;
3. Na parte de baixo da página, clique em Consulta às pesquisas registradas;
4. Preencha os campos corretamente e clique em “Pesquisar”. Se a pesquisa for da disputa presidencial, escolha “Eleições gerais 2018 no campo “Eleição” e “Brasil” no campo “UF”. Se não souber a data de registro, não tem problema. Basta inserir o número de registro corretamente, com o hífen;
5. Pronto, você já pode ter a certeza de que a pesquisa foi registrada.

Ou veja neste tutorial feito pelo projeto Comprova.

O vídeo enganoso foi gravado no dia 22 de agosto, e o primeiro registro dele no Facebook é do mesmo dia, às 20h42. O autor não foi identificado. A gravação foi compartilhada por várias páginas, alcançando um total de mais de 15 mil interações e 160 mil visualizações em dois dias. Nesta quinta-feira (23), o “G1” publicou a verificação do vídeo.

Agora ele foi verificado pelo UOL, pela “Folha de S.Paulo” e pelo jornal “O Povo”, além de revista “Veja”, todos integrantes do projeto Comprova.

O Comprova é um projeto integrado por 24 empresas brasileiras de mídia que investiga e explica rumores, conteúdo forjado e táticas de manipulação associadas às eleições presidenciais do Brasil. Envie sua pergunta ou denúncia de boato falso pelo WhatsApp 11 97795-0022.

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias sem pagar nada.

Quero receber

Mais UOL Confere