Maconha embalada com imagem de Lula não tem ligação com campanha do PT
É verdadeira a foto que mostra porções de maconha embaladas com a imagem do ex-presidente Lula e a inscrição “Lula livre no Brasil e no mundo” que circula nas redes sociais. A droga foi apreendida pela Polícia Militar, em Batatais (SP), no último dia 11; e a imagem, feita por um policial que participou da ação. Não há, no entanto, vínculo com a campanha do PT. O partido afirmou que considera absurda a ligação entre o material e uma suposta estratégia de campanha, como sugerido em textos de redes sociais que acompanham a foto.
O 15º Batalhão da PM em Franca (SP), responsável pelo policiamento em Batatais, confirmou ao projeto Comprova que a foto diz respeito a uma ocorrência registrada no dia em questão, quando houve a apreensão da droga com um adolescente de 17 anos.
Utilizando a ferramenta de busca de imagens do Google, o Comprova identificou a mesma foto publicada por um blog no dia 24 de setembro, com a informação de que a apreensão ocorreu na cidade de Batatais.
O mesmo caminho foi percorrido para a busca de informações sobre a imagem usada para a embalagem da droga. Trata-se do mesmo logotipo utilizado na divulgação de atos pela liberdade de Lula, realizados em 11 de abril, embora não exista qualquer relação entre os movimentos em defesa do ex-presidente e a ocorrência policial no interior paulista. Ao Comprova, a CUT (Central Única dos Trabalhadores) disse que a imagem publicada no seu site é pública.
A apreensão da maconha foi registrada pelo “Jornal de Batatais” no dia 17 de setembro. Em contato com o Comprova, a dona do site disse que as informações sobre a apreensão e a foto da droga foram disponibilizadas pela polícia.
Imagens de pessoas famosas em embalagens de drogas não são raras. Há outros casos (como aqui) também sem relação alguma entre o indivíduo da foto e o tráfico.
No Twitter, o cantor Roger, vocalista da banda Ultraje a Rigor, fez um post sobre a foto das porções de maconha que alcançou mais de 600 retuítes entre segunda-feira (24) e esta terça (25).
O perfil de Winston Ling, empresário brasileiro que mora na China, compartilhou a mesma imagem que Roger no Twitter dizendo que “enquanto traficantes ameaçam nas favelas quem vai votar no Bolsonaro, eles fazem campanha em tabletes de maconha com foto de Lula Livre, com certeza com apoio do partido (NarcoEstado)” (sic).
O Comprova também localizou compartilhamentos do conteúdo enganoso em grupos do WhatsApp.
O material foi verificado pela “Folha de S.Paulo”, pela “Gazeta Online” e pela “NSC Comunicação”, além do UOL, todos integrantes do Comprova.
O Comprova é um projeto integrado por 40 veículos de imprensa brasileiros que descobre, investiga e explica informações suspeitas sobre políticas públicas, eleições presidenciais e a pandemia de covid-19 compartilhadas nas redes sociais ou por aplicativos de mensagens. Envie sua sugestão de verificação pelo WhatsApp no número 11 97045 4984.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.