Topo

UOL Confere

Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos

Apreensão de jornais no Rio não foi motivada por suspeita de caixa 2 do PT

Arte/UOL
Imagem: Arte/UOL

Do UOL, em São Paulo

24/10/2018 15h36

Não é possível dizer que a campanha de Fernando Haddad (PT) praticou caixa 2 por causa da apreensão milhares de exemplares da edição especial do jornal “Brasil de Fato” e cópias do boletim “Nascente”, em Macaé (RJ), no último sábado (20). O TRE-RJ (Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro) fez a apreensão na sede do Sindipetro-NF (Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense) por suspeita de propaganda eleitoral. No entanto, a Justiça ainda não avaliou o mérito do caso, e os textos que circulam com a informação de que houve caixa 2 são enganosos.

A publicação apreendida do “Brasil de Fato” contém reportagens sobre as propostas dos dois candidatos a presidente. O jornal, que existe desde 2003, reclama de censura e se diz independente da campanha do petista, sem qualquer vínculo estrutural ou financeiro. O mesmo afirma o boletim “Nascente”, jornal semanal do Sindipetro criado há mais de 10 anos. Eles alegam ter linhas editoriais conhecidas e, por isso, argumentam que houve apenas manifestação livre de opinião e expressão.

O recolhimento dos periódicos foi feito após mandado judicial emitido pelo juiz eleitoral Sandro de Araújo Lontra, que qualificou o “Brasil de Fato” como portador de "matérias pejorativas" contra Bolsonaro. De acordo com a decisão do juiz, a distribuição das publicações no Sindipetro evidenciaria "possível prática de propaganda eleitoral em bem de uso comum".

A Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo) criticou a medida judicialclassificou o ato como uma "censura incompatível com o regime democrático do país" e disse que a decisão "viola a garantia constitucional da liberdade de expressão".

Após a apreensão, postagens com ilações enganosas sobre a possível prática de caixa 2 na campanha de Haddad viralizaram na rede. De acordo com o CrowdTangle, ferramenta de monitoramento de redes sociais, um post do jornal “Clique Diário” com a informação enganosa teve no Facebook mais de 100 mil interações (reações, comentários e compartilhamentos) até às 17h desta terça-feira (23).

O material foi verificado pelo “Poder360”, além de outros veículos do projeto Comprova: UOL, “SBT”, “Jornal do Commercio”, “Nexo” e rádio “GaúchaZH”.

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Newsletters

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero receber

Mais UOL Confere