Topo

UOL Confere

Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos


É boato que urnas foram apreendidas no AM com maioria de votos para Haddad

Arte/UOL
Imagem: Arte/UOL

Do UOL, em São Paulo

24/10/2018 18h59

São falsas as informações de uma corrente compartilhada pelo WhatsApp que afirma que quatro urnas eletrônicas foram apreendidas em um carro particular “preenchidas com voto para o Haddad com pelo menos 81% (sic)”.

Segundo a mensagem viral falsa, o veículo estaria transportando ilegalmente as urnas para Autazes, município da região metropolitana de Manaus, quando teria sido parado em uma blitz da Polícia Militar.

Em nota divulgada na última segunda-feira (22), o TRE-AM (Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas) informou que as imagens das urnas sendo apreendidas em um carro são verdadeiras, mas foram feitas e divulgadas por um policial “de forma equivocada”.

A Polícia Militar do Amazonas disse que na tarde do último sábado (20), uma equipe de policiais da 8° CIPM de Iranduba, que realizava a operação "Sentinelas do Amazonas, ação Comunidade Segura", abordou um veículo oficial do TRE, no qual havia urnas que estavam sendo encaminhadas para atender o pleito do município de Careiro da Várzea.

Nenhuma irregularidade foi constatada na abordagem. Porém, um dos policiais fotografou as urnas transportadas e divulgou o boato sobre a suposta irregularidade em uma rede social.

A corrente de texto falsa também conta que a informação foi divulgada na rádio “Odisseia FM 104.9”, o que não é verdade.

Em nota publicada no Facebook, a rádio diz que “em momento algum divulgou ou postou informações referentes a essa que está circulando”. Em outro trecho, a nota faz um alerta: “Pedimos sempre para que todos chequem as fontes das informações, para evitar que notícias falsas, como esta, não se espalhem”.

O pedido de verificação do boato chegou ao projeto Comprova pelo WhatsApp (11-97795-0022).

A peça de desinformação também foi analisada pelo “Fato ou Fake”, do “Grupo Globo”, e pelo site Boatos.org.

Agora o material foi verificado pela “Folha de S.Paulo”, pelo “SBT” e pelo “Jornal do Commercio”, além do UOL, da revista "piauí" e do jornal "O Povo", todos integrantes do Comprova.

O Comprova é um projeto integrado por 40 veículos de imprensa brasileiros que descobre, investiga e explica informações suspeitas sobre políticas públicas, eleições presidenciais e a pandemia de covid-19 compartilhadas nas redes sociais ou por aplicativos de mensagens. Envie sua sugestão de verificação pelo WhatsApp no número 11 97045 4984.