Topo

UOL Confere

Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos


Horário de verão só começa após o 2º turno e não afeta as urnas eletrônicas

Arte/UOL
Imagem: Arte/UOL

Do UOL, em São Paulo

24/10/2018 13h14

Não é verdadeira a mensagem que circula no WhatsApp e nas redes sociais que diz que as urnas eletrônicas estariam programadas para adotar o horário de verão no segundo turno das eleições e, assim, não computariam os votos feitos depois das 16h no próximo domingo (28).

De acordo com o governo federal, a mudança do horário de verão só valerá a partir do dia 4 de novembro, ou seja, uma semana depois do segundo turno das eleições.

Segundo a Justiça Eleitoral, “as urnas não estão programadas para entrar no horário de verão antecipadamente, mas sim, para funcionar no horário oficial”. No domingo (28), a votação acontecerá normalmente entre 8h e 17h, no horário de cada unidade federativa.

O acordo para que a alteração de horário fosse feita depois do pleito foi firmado com o Palácio do Planalto em dezembro de 2017. No próximo dia 4, os relógios serão adiantados em uma hora nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

O próprio TSE desmentiu o boato sobre o suposto erro de programação das urnas. O mesmo fez o “Fato ou Fake”, do “Grupo Globo”.

O pedido de verificação do boato chegou ao projeto Comprova pelo WhatsApp (11-97795-0022).

A peça de desinformação foi verificada pela rádio “BandNews FM”, além do UOL, do “SBT”, do “Jornal do Commercio”, do “Nexo”, da “NSC Comunicação”, da “Gazeta Online” e da rádio “GaúchaZH”, todos integrantes do projeto Comprova. 

O Comprova é um projeto integrado por 40 veículos de imprensa brasileiros que descobre, investiga e explica informações suspeitas sobre políticas públicas, eleições presidenciais e a pandemia de covid-19 compartilhadas nas redes sociais ou por aplicativos de mensagens. Envie sua sugestão de verificação pelo WhatsApp no número 11 97045 4984.