Topo

UOL Confere

Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos


Não há registro de massacre indígena no Brasil em 2019

Arte UOL sobre Reprodução
Imagem: Arte UOL sobre Reprodução

Lucas Borges Teixeira

Colaboração para o UOL

10/01/2019 04h03

Uma denúncia de um suposto massacre indígena tem viralizado nas redes sociais desde o final de semana. De acordo com o texto, quase 20 índios foram mortos no Brasil no último domingo (6).

O ódio venceu: 19 índios assassinados hoje, por defenderem suas terras. Que esse sangue seja cobrado de todos que votaram B17

A mensagem não informa, no entanto, aonde ocorreram as mortes nem em quais circunstâncias.

FALSO: Não há registro de massacre indígena em 2019

A mensagem tem conteúdo falso. Tanto a Funai (Fundação Nacional do Índio) quanto ONGs internacionais não têm registro de fato como este.

Ao UOL, a Funai diz não ter registrado nenhum assassinato indígena neste ano. O órgão argumenta que tomaria conhecimento se tivesse havido "um incidente desta magnitude". 

A Survival International, principal organização global de defesa do povo indígena, atuante no Brasil, também alegou não ter conhecimento desta suposta série de assassinatos. 

Segundo a ONG, neste ano já houve "vários ataques" a índios no país, mas nada neste porte nem registro de algum assassinato.

O UOL encontrou ainda o autor da mensagem que viralizou no Facebook, mas ele não respondeu às tentativas de esclarecimento por parte da reportagem.

Até o início da noite da última terça-feira (8), a publicação já tinha mais de 31 mil compartilhamentos e 3,3 mil reações.
 

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.

Newsletters

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero receber

Mais UOL Confere