Post usa discurso de apoio de Lula a Boulos para sugerir fraude nas urnas
Uma publicação que circula nas redes sociais usa um trecho do discurso do presidente Lula (PT) em comício da chapa Guilherme Boulos (PSOL) e Marta Suplicy (PT) em agosto deste ano para, sem provas, insinuar fraude eleitoral.
O UOL Confere considera distorcido conteúdos que usam informações verdadeiras em contexto diferente do original, alterando seu significado de modo a enganar e confundir quem os recebe.
O que diz o post
Um homem usa o trecho de um discurso do presidente Lula (PT) em apoio ao candidato à prefeitura de São Paulo Guilherme Boulos (PSOL) para insinuar suspeitas de fraude eleitoral. "Você vai ouvir um áudio aí desse cidadão dizendo que a vitória do Boules é irreversível. Isso daí nos faz pensar que a caixa branca tem alguma coisa...", afirma em referência a urna eletrônica.
Em seguida, é exibido o áudio do discurso do presidente em que ele diz "a vitória do Boulos é irreversível, e eu então quero que vocês saibam que eu vou me dedicar, quero dizer pro Boulos que o que eu puder fazer pra você ganhar as eleições, eu vou fazer".
Novamente, o homem levanta suspeitas sobre a fala de Lula: "estranho, né? esse "o que eu puder fazer pra você..." vocês entenderam, senhoras e senhoras".
Por que é distorcido
Fala de Lula aconteceu em comício em agosto. Em uma busca no Google pela fala do presidente Lula é possível encontrar registros no site Correio Braziliense (aqui) e também um vídeo no Youtube do Portal 360 (aqui). Na ocasião, Lula participou de um comício da chapa Boulos e Marta Suplicy em São Miguel Paulista. É possível verificar a íntegra da fala do presidente a partir do minuto 13:37. Veja abaixo:
A fala completa do presidente foi a seguinte: "E se a gente fizer uma parceria Prefeitura de São Paulo e governo federal, estejam certos, meus companheiros e companheiras, que a vitória do Boulos é irreversível. É irreversível. Eu, então, quero que vocês saibam que eu vou me dedicar, quero dizer pro Boulos que o que eu puder fazer pra você ganhar as eleições, eu vou fazer".
Não há insinuação do presidente que leve a crer que ele pudesse interferir nos caminhos da eleição. Lula continua o discurso destacando e enaltecendo a biografia de Boulos. "A gente não tem que inventar história pro Boulos, a gente só tem que contar a história dele", afirma o presidente. Logo depois, ele cita que Boulos é filho de médicos e que ele abdicou do conforto da classe média para morar na periferia de São Paulo.
Viralização. Um post no Instagram com o conteúdo desinformativo tinha, até esse sábado (5), 37 mi visualizações.
Este conteúdo também foi checado por Estadão Verifica.
Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.
Siga também o canal do UOL Confere no WhatsApp. Lá você receberá diariamente as checagens feitas pela nossa equipe. Para começar a seguir, basta clicar aqui e ser redirecionado.
Deixe seu comentário