Nunes ficou irritado por Marçal falar de esposa em debate, não seu número
Não é verdade que o prefeito de São Paulo e candidato à reeleição, Ricardo Nunes (MDB), tenha se irritado com Pablo Marçal (PRTB) durante o debate UOL/Folha por ele usar o tempo restante para repetir seu número de urna. Marçal estava questionando Nunes sobre o boletim de ocorrência de sua esposa por violência doméstica.
Vídeo nas redes sociais recorta momentos diferentes do debate para exibir como se fosse uma sequência e enganar usuários.
O UOL Confere considera distorcido conteúdos que usam informações verdadeiras em contexto diferente do original, alterando seu significado de modo a enganar e confundir quem os recebe.
O que diz o post
Um vídeo mostra o momento em que Ricardo Nunes se irrita com Pablo Marçal durante o debate UOL/Folha, que aconteceu no dia 30 de setembro.
Nunes diz "eu vou usar e esse rapaz vai ficar usando do tempo dele pra ficar fazendo crítica?", em seguida a apresentadora Fabíola Cidral diz: "é administração do tempo, candidato, foi conforme o combinado". Por fim, o vídeo exibe o momento em que Pablo Marçal diz "28, só isso mesmo", como se fosse a resposta do candidato a Ricardo Nunes.
O vídeo é compartilhado com a seguinte legenda: "Marçal usa tempo para informar o número 28 e Nunes se irrita".
Por que é distorcido
O post recorta momentos diferentes do debate e exibe como se fosse uma sequência. No momento em que Nunes se irritou com Marçal, o candidato do PRTB estava falando sobre o registro de ocorrência de violência doméstica da esposa de Nunes contra ele em 2011.
Falas são de momentos diferentes. É possível verificar que as falas aconteceram em momentos não sequenciais na íntegra do debate e na transcrição (aqui).
Prefeito se irritou com citação a sua esposa. Nunes questiona se a moderação do debate permitiria que Marçal continuasse falando depois que o candidato do PRTB cita a denúncia de violência doméstica contra ele. "Por que que a sua esposa registrou o boletim de ocorrência? Aqui eu quero fazer um desafio para São Paulo, se ele não responder isso, não dê um único voto para ele, nem você que está desesperado achando que vai ser mandado embora, você que é candidato a prefeitura, eu não vou demitir você por causa (...) Ricardo, por que sua esposa registrou boletim de ocorrência?", disse Marçal. O momento pode ser conferido na íntegra do debate a partir do minuto 2:53:27. Veja abaixo:
Marçal ainda tinha tempo, Nunes não. Após o questionamento de Nunes, a jornalista Fabíola Cidral explica ao prefeito que Marçal poderia falar porque ele ainda tinha tempo disponível. "É que ele tinha ainda, administração do tempo, foi dado 20 minutos para cada um dos candidatos e cada candidato administra esse tempo. O Pablo Marçal pode falar", disse a jornalista.
Fala de número foi em outro momento. O momento em que Pablo Marçal respondeu apenas com a frase "28, só isso" não foi em resposta a Nunes, mas, sim, um pouco antes das considerações finais. No momento dessa fala, Marçal tinha apenas 29 segundos restantes do seu banco de tempo.
Formato de banco de tempo. No debate UOL/Folha, cada candidato tinha 20 minutos para falar nos quatro blocos do debate. Eles deveriam administrar seu próprio tempo.
Newsletter
PRA COMEÇAR O DIA
Comece o dia bem informado sobre os fatos mais importantes do momento. Edição diária de segunda a sexta.
Quero receberViralização. No Instagram, um post com o conteúdo desinformativo registrava mais de 2 milhões de reproduções.
Este conteúdo também foi verificado por Aos Fatos.
Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.
Siga também o canal do UOL Confere no WhatsApp. Lá você receberá diariamente as checagens feitas pela nossa equipe. Para começar a seguir, basta clicar aqui e ser redirecionado.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.