Ancelmo Gois não publicou texto chamando Eduardo Paes de mafioso
O colunista Ancelmo Gois, do jornal O Globo, não publicou um texto chamando o prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), de "maior mafioso da história do Rio de Janeiro" com o título de "máfia carioca".
Publicação mente ao associar texto apócrifo ao jornalista.
O que diz o post
Um texto é atribuído a Ancelmo Gois é compartilhado com a mensagem: "Olha a coragem do Anselmo Góis, especialmente porque escreveu em O Globo!".
O texto tem o título "Máfia carioca". Nele, o autor chama o prefeito de o "maior mafioso da história do Rio de Janeiro" e afirma que uma futura eleição de Paes ao governo do Estado "seria uma ditadura jamais vista".
Por que é falso
Não é verdade que este texto tenha sido publicado na coluna de Ancelmo Gois. Em uma busca no Google por palavras-chaves restrita ao site da coluna não aparece nenhum resultado (aqui). Na busca por "Eduardo Paes" e "mafioso" e "Ancelmo Gois", os resultados mostram desmentidos de agências de checagem de fatos (aqui).
Jornal também desmente alegação. Ao UOL Confere, a assessoria de imprensa do jornal O Globo disse que o texto não é de autoria do colunista Ancelmo Gois nem foi publicado pelo jornal.
Este conteúdo também foi verificado por Aos Fatos e Lupa.
Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.
Siga também o canal do UOL Confere no WhatsApp. Lá você receberá diariamente as checagens feitas pela nossa equipe. Para começar a seguir, basta clicar aqui e ser redirecionado.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.