Topo

UOL Confere

Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos


Bolsonaro não pretende extinguir o IPVA, imposto sobre automóveis

Arte UOL sobre foto de Luis Moura/Wpp/Estadão Conteúdo
Imagem: Arte UOL sobre foto de Luis Moura/Wpp/Estadão Conteúdo

Anita Grando Martins

Colaboração para o UOL, em Florianópolis

15/07/2019 04h00

Uma mensagem que circula pelas redes sociais afirma que o presidente Jair Bolsonaro pretende dar fim ao imposto sobre propriedades de veículos automotores (IPVA), hoje cobrado anualmente em todo o Brasil. A intenção seria adotar o modelo americano, que envolveria "uma única taxação no ato da compra do veículo".

As postagens em que a informação é compartilhada são acompanhadas de elogios à proposta como "menos impostos, mais progresso" e "justa decisão", além de frases de apoio a Bolsonaro como "meu presidente" e "só orgulho". Nos comentários, vê-se tanto comemorações quanto alertas de que a notícia pode ser falsa.

FALSO: Bolsonaro não planeja extinguir o IPVA

O presidente Jair Bolsonaro nunca afirmou publicamente que pretende acabar com o IPVA e também não possui projeto algum nesse sentido, informou a assessoria de comunicação da Presidência da República. "É uma notícia falsa que vem persistindo e se modificando", acrescentou representante do Planalto.

Além disso, os Estados Unidos não possuem um único modelo de imposto similar ao IPVA. Cada estado define sua regra. Em alguns lugares, a taxa varia de acordo com o município. Em boa parte do país, é cobrado um valor anual pelo licenciamento.

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.