Aloysio Nunes não comandou embaixada dos EUA durante governo do PT
Em meio à possível indicação do deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) para a embaixada norte-americana, uma mensagem que circula pelas redes sociais questiona os critérios para o cargo.
Segundo a mensagem, até o ex-senador Aloysio Nunes (PSDB-SP) já teria ocupado a cadeira por meio de indicação petista.
"Só para te lembrar que o PT nomeou embaixador nos EUA o Aloysio Nunes Ferreira, ex-motorista do terrorista assassino Marighella!!!", diz uma das correntes difundidas no Facebook.
O UOL encontrou diferentes redações da mensagem, todas com o mesmo conteúdo.
FALSO: Aloysio Nunes não integrou governo petista
A informação não procede. O ex-senador tucano não só nunca foi embaixador do Brasil nos Estados Unidos como também não integrou governo do PT -- ele era da oposição.
O PT indicou quatro embaixadores em Washington, capital norte-americana, durante seus quatro mandatos. Roberto Ferreira Abdenur (2004-2007), Antonio Patriota (2007-2009) e Mauro Iecker Vieira (2010-2014) foram indicados por Lula, e Luiz Alberto Figueiredo Machado (2015-2016) foi indicado por Dilma Rousseff.
Todos eram diplomatas de carreira. No governo Dilma, Patriota, Machado e Vieira ocuparam também o cargo de ministro das Relações Exteriores. Este cargo foi ocupado por quase dois anos (de março a 2017 a dezembro de 2018) por Aloysio Nunes no governo Michel Temer, após o impeachment de Dilma. Ele substituiu o também tucano José Serra, primeiro chanceler de Temer.
Nunes nunca ocupou uma embaixada norte-americana. Ao UOL, o ex-senador também negou a informação e afirmou que sempre foi oposição ao PT enquanto o partido governava, em especial durante o governo Dilma, quando foi senador pelo PSDB.
A disseminação da mentira pelas redes sociais é sintoma da índole fascistoide da atual extrema direita e revela a existência de uma rede organizada e dispendiosa de malfeitores empenhados em intoxicar a atmosfera política"
Aloysio Nunes (PSDB-SP) , ex-senador e ex-ministro das Relações Exteriores
VERDADEIRO: Nunes participou da luta armada
A assessoria de Aloysio Nunes afirmou que ele não comentaria sua participação na luta armada. De acordo com o jornalista Mário Magalhães, autor da biografia "Marighella: O Guerrilheiro que Incendiou o Mundo", Nunes participou, de fato, da luta armada pela ALN (Ação Libertadora Nacional), comandada por Marighella. O biógrafo aponta que, em 1968, Nunes participou do assalto ao trem pagador da ferrovia Santos-Jundiaí e do roubo de um carro-pagador da Massey Ferguson.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.