Topo

UOL Confere

Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos


Notícia de 2011 é manipulada para colocar Brasil como 6ª economia do mundo

Arte/UOL
Imagem: Arte/UOL

Lucas Borges Teixeira

Colaboração para o UOL, em São Paulo

04/12/2019 04h01

Seria uma excelente notícia para a economia brasileira, não fosse fake news: o PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil teria ultrapassado o do Reino Unido pela primeira vez na história e se tornado o sexto maior do mundo.

"PIB do Brasil ultrapassa o do Reino Unido e país se torna 6ª economia do mundo!!! O Brasil conquistará o posto de sexta maior economia do mundo, ultrapassando o Reino Unido, de acordo com pesquisa publicada pelos principais jornais britânicos", informa a mensagem, distribuída por WhatsApp e também Facebook.

Segundo o texto, se confirmado, esta seria a primeira vez que o país europeu ficaria atrás de uma nação sul-americana. As informações seriam do jornal britânico "Daily Mail".

O UOL encontrou esta notícia sendo reproduzida por diferentes portais, parte deles ligados à publicação de fake news. A corrente é compartilhada em meio a elogios à gestão do presidente Jair Bolsonaro (PSL) e do ministro da Economia, Paulo Guedes.

Em 2011, Brasil foi a 6ª economia do mundo

A notícia é verdadeira, mas está com quase oito anos de atraso: o Brasil ultrapassou o Reino Unido e se tornou a sexta maior economia do planeta em dezembro de 2011, no primeiro ano de mandato de Dilma Rousseff.

Neste ano, a economia brasileira cresceu 2,7%, de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Em 2010, quando país se tornou sétima maior economia do mundo, havia crescido 7,5%.

O texto usado na notícia falsa foi publicado no jornal "O Globo" no dia 26 de dezembro. A notícia, divulgada originalmente pelo jornal britânico "Daily Mail", repercutiu por toda a imprensa nacional.

Brasil hoje é a nona economia do mundo

O patamar de 6ª maior economia, no entanto, foi perdido não muito tempo depois.

Com crescimento do PIB em 0,9% em 2012, no pior resultado desde 2009, a Inglaterra voltou a passar o Brasil.

No final de 2016, após dois anos de recessão e nove trimestres em queda, no pior resultado econômico desde 1996, o país foi ultrapassado ainda por Índia e Itália no ranking da economia global.

Este é o posto que o Brasil ocupa desde então. De acordo com a lista do FMI (Fundo Monetário Internacional), publicada em abril deste ano, o país tem o nono maior PIB do mundo em dólar (US$ 1,87 trilhão), enquanto o Reino Unido ultrapassou a França e é hoje o quinto colocado, com PIB de US$ 2,83 trilhões.

UOL Confere: protesto é usado em mensagem falsa sobre "expulsar ministros"

UOL Notícias

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.