Notícia de 2011 é manipulada para colocar Brasil como 6ª economia do mundo
Seria uma excelente notícia para a economia brasileira, não fosse fake news: o PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil teria ultrapassado o do Reino Unido pela primeira vez na história e se tornado o sexto maior do mundo.
"PIB do Brasil ultrapassa o do Reino Unido e país se torna 6ª economia do mundo!!! O Brasil conquistará o posto de sexta maior economia do mundo, ultrapassando o Reino Unido, de acordo com pesquisa publicada pelos principais jornais britânicos", informa a mensagem, distribuída por WhatsApp e também Facebook.
Segundo o texto, se confirmado, esta seria a primeira vez que o país europeu ficaria atrás de uma nação sul-americana. As informações seriam do jornal britânico "Daily Mail".
O UOL encontrou esta notícia sendo reproduzida por diferentes portais, parte deles ligados à publicação de fake news. A corrente é compartilhada em meio a elogios à gestão do presidente Jair Bolsonaro (PSL) e do ministro da Economia, Paulo Guedes.
Em 2011, Brasil foi a 6ª economia do mundo
A notícia é verdadeira, mas está com quase oito anos de atraso: o Brasil ultrapassou o Reino Unido e se tornou a sexta maior economia do planeta em dezembro de 2011, no primeiro ano de mandato de Dilma Rousseff.
Neste ano, a economia brasileira cresceu 2,7%, de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Em 2010, quando país se tornou sétima maior economia do mundo, havia crescido 7,5%.
O texto usado na notícia falsa foi publicado no jornal "O Globo" no dia 26 de dezembro. A notícia, divulgada originalmente pelo jornal britânico "Daily Mail", repercutiu por toda a imprensa nacional.
Brasil hoje é a nona economia do mundo
O patamar de 6ª maior economia, no entanto, foi perdido não muito tempo depois.
Com crescimento do PIB em 0,9% em 2012, no pior resultado desde 2009, a Inglaterra voltou a passar o Brasil.
No final de 2016, após dois anos de recessão e nove trimestres em queda, no pior resultado econômico desde 1996, o país foi ultrapassado ainda por Índia e Itália no ranking da economia global.
Este é o posto que o Brasil ocupa desde então. De acordo com a lista do FMI (Fundo Monetário Internacional), publicada em abril deste ano, o país tem o nono maior PIB do mundo em dólar (US$ 1,87 trilhão), enquanto o Reino Unido ultrapassou a França e é hoje o quinto colocado, com PIB de US$ 2,83 trilhões.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.