Topo

UOL Confere

Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos


Pai de Guilherme Boulos não é dono de mansão em São Paulo

Foto de 2014 de casa indicada em mensagem falsa, na zona sul de São Paulo - Arte/UOL
Foto de 2014 de casa indicada em mensagem falsa, na zona sul de São Paulo Imagem: Arte/UOL

Douglas Maia

Colaboração para o UOL, em Curitiba

29/11/2020 15h42

Uma informação falsa voltou a circular pelas redes sociais às vésperas do segundo turno, afirmando que o infectologista Marcos Boulos, pai do candidato à prefeitura de São Paulo Guilherme Boulos (PSOL), teria uma imóvel de 400 m² na Vila Mariana, zona sul da capital. A postagem insinua o imóvel deveria ser invadido pelo MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto) e afirma que o valor da propriedade seria de mais de R$ 2,8 milhões. As informações são falsas.

O boato circula desde 2018, quando Boulos foi candidato à presidência da República. À época, a Agência Pública teve acesso aos documentos do imóvel. A certidão da propriedade aponta como primeiros proprietários, em 1966, o casal libanês Philippe Boulos, comerciante, e Mona Boulos, dona de casa. Os herdeiros do casal, Seme Philippe Boulos, Felipe Boulos Junior e Kátia Boulos se tornaram donos da propriedade em 2007 e venderam o imóvel por R$ 8.400.135,46 à construtora Mitre Vila Mariana Empreendimentos. Marcos Boulos, pai do candidato do PSOL, não é citado em nenhum dos documentos.

Apesar do mesmo sobrenome, não há parentesco entre a família de Guilherme Boulos e a dos herdeiros da antiga casa, como o próprio candidato já afirmou. A informação também foi desmentida pelos herdeiros à Agência Pública.

É possível observar pelo histórico da plataforma Google Street View, as imagens do endereço na Rua Paula Ney, na Vila Mariana, na capital paulista desde 2010. As imagens mostram que a casa foi demolida em 2018. Hoje, no lugar, existe um empreendimento imobiliário chamado Haus Mitre Vila Madalena.

Imagem retirada do Google Street View mostra obras no endereço - Reprodução/Google Street View - Reprodução/Google Street View
Imagem retirada do Google Street View mostra obras no endereço, em 2019
Imagem: Reprodução/Google Street View

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.