Topo

UOL Confere

Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos


Boatos mentem sobre 1ª a tomar vacina contra covid estar morta ou ser atriz

Jacob King/AFP
Imagem: Jacob King/AFP

Cleber Souza

Do UOL, em São Paulo

12/12/2020 04h00

Viralizaram nas redes sociais diversas postagens com mentiras sobre Margaret Keenan, a mulher de 90 anos que se tornou primeira pessoa do mundo a receber a vacina contra o novo coronavírus. Ela recebeu a primeira dose da vacina desenvolvida por Pfizer e BioNTech na última terça-feira (8), no Reino Unido.

Foi entrevistada por meios de comunicação como a BBC e agências internacionais, como a Reuters, às vésperas de seu aniversário de 91 anos. O site do serviço de saúde do Reino Unido (NHS, na sigla em inglês) também reproduziu suas declarações, chamando o momento de histórico.

Nos boatos, ela uma atriz contratada e teria usado a identidade de uma pessoa morta há dez anos. Também foi muito compartilhado um post de que a mesma pessoa teria sido filmada em outubro, com as mesmas roupas, recebendo injeção.

Nenhuma dessas afirmações é verdadeira.

Inglesa está viva, é aposentada e tem dois filhos

Margaret Keenan é uma ex-assistente de joalheria, que se aposentou há apenas quatro anos. Nasceu em Enniskillen, na Irlanda do Norte, mora em Coventry, região central da Inglaterra, há mais de 60 anos e foi internada dias antes de sua injeção.

Ela tem uma filha e um filho e é avó de quatro crianças. Estava isolada desde o início da pandemia em março. Tomará sua segunda dose em algumas semanas, conforme orientação da equipe médica.

Se ela foi entrevistada e mostrada em imagens por todo o mundo, como surgiram as mentiras?

O boato da morte veio por conta de uma homenagem a uma homônima em 2008. O nome e a quantidade de filhos, contudo, são diferentes. As imagens sobre ela ser uma atriz têm uma leve semelhança, mas nenhuma comprovação de ser Margaret, com os olhos sendo de outra cor.

Uma busca no Google pela imagem do dia da vacina de Margaret só retorna resultados a partir de dezembro. Qualquer data anterior que venha associada a sua foto é de textos atualizados automaticamente, que trazem fotos mais novas para ilustrar uma cobertura noticiosa.

Sobre a injeção tomada em outubro, é um uso errado de um compartilhamento de uma reportagem antiga da CNN. Ao acessar no dia da vacinação de Margaret um texto antigo, o material traz vídeos mais recentes e/ou relevantes no alto do material.

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.