Escolha de uniforme das Olimpíadas não teve participação de Janja

A primeira-dama Janja não participou do processo de escolha e confecção dos uniformes que os atletas brasileiros vão usar no evento de abertura das Olimpíadas de Paris.

A Riachuelo, marca responsável pelas roupas, afirma que as alegações sobre influência da primeira-dama são falsas.

O que diz o post

A publicação usa o recorte de um vídeo em que Janja afirma que o uniforme que os atletas brasileiros vão usar em Paris foram bordados por borbadeiras de Timbaúba (RN). Ela diz que são as bordadeiras que fizeram o vestido dela de noiva.

O post é compartilhado com o seguinte texto sobreposto: "uniforme olímpico teve influência de Janja. Está explicado!"

Por que é falso

Riachuelo nega influência de Janja. Em resposta ao UOL Confere, a assessoria de imprensa da rede diz que os uniformes foram "100% co-criados pelo time do Comitê Olímpico Brasileiro e da Riachuelo".

Parceria entre Riachuelo e projeto existe desde 2001 - antes do terceiro mandato de Lula. O projeto se chama Pró-Sertão (veja aqui) e conta com a participação das bordadeiras (aqui). De acordo com o governo do RN, o programa tem como função integrar Sebrae, Senai e empresas para transformar o estado em um polo nacional de confecções.

Vídeo foi recortado de encontro de Lula com atletas em Brasília. O vídeo usado no post desinformativo, em que Janja diz que as peças foram bordadas pelas mesmas bordadeiras que fizeram seu vestido de noiva, foi recortado da transmissão de um evento no Planalto no dia 11 de julho (veja aqui). A íntegra do vídeo está disponível no canal do Youtube do governo federal (aqui). Janja fala a partir do minuto 18:30, quando Lula diz que ela o representará em Paris durante as Olimpíadas.

Entenda

O uniforme tem sido alvo de críticas nas redes sociais. Usuários e até especialistas classificaram o modelo como simplista e conservador (leia aqui e aqui). A atribuição da falsa influência de Janja sobre a escolha acontece depois da repercussão negativa dos uniformes (aqui).

Continua após a publicidade

'Não é Paris Fashion Week': COB defende a escolha dos modelos. O diretor de marketing, Gustavo Herbetta, reafirmou que o Comitê Olímpico participou de todo o processo de escolha do uniforme. Já o presidente do COB, Paulo Wanderley, rebateu as críticas dizendo que "não é a Paris Fashion Week, são os Jogos Olímpicos" (leia aqui).

Uniforme do Time Brasil para a cerimônia de abertura
Uniforme do Time Brasil para a cerimônia de abertura Imagem: Divulgação/COB

Saia branca, camisa listrada e jaqueta bordada. Este é o look que os atletas vão usar (veja acima) na cerimônia de abertura dos jogos de Paris que acontece nesta sexta-feira (26).

Mais de 2 mil jaquetas foram bordadas por artesãs da cidade de Timbaúba dos Batistas (RN). A região é conhecida pela tradição do bordado (aqui). As artesãs fizeram desenhos da fauna brasileira nas costas da peça, que é considerada pela Riachuelo como o item principal do uniforme (leia aqui).

Uniforme das delegações das Olimpíadas de Paris Brasil
Uniforme das delegações das Olimpíadas de Paris Brasil Imagem: Reprodução/Instagram

A assessoria da primeira-dama foi procurada, mas não houve resposta até a publicação desta verificação.

Continua após a publicidade

Este conteúdo também foi desmentido por Aos Fatos.

Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.

5 dicas para você não cair em fake news

Siga UOL Notícias no
UOL Confere

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.

Deixe seu comentário

Só para assinantes