Musk não deu dicas para brasileiros se prepararem para apagão cibernético

É falso um vídeo que circula nas redes sociais em que Elon Musk, dono do X e da Tesla, supostamente dá dicas de como os brasileiros podem se preparar para apagões cibernéticos.

As postagens usam um vídeo de 2015 e dublam o empresário para dar a entender que ele falava sobre o Brasil.

O que diz o post

A postagem começa dizendo: "Elon Musk dá dicas para os brasileiros se preparar para o apagão cibernético". Em seguida aparece um vídeo de Musk dividindo tela com outras imagens, como de um computador em tela azul e cidades sem luz.

Assim que o vídeo começa, aparece a frase sobreposta: "Elon Musk dar dicas para o Brasil se preparar sobre o Apagão Cibernético".

No vídeo, um homem dubla Musk, que supostamente estaria dizendo: "É crucial que os brasileiros estejam preparados para os apagões cibernéticos, que pode acontecer nos próximos dias no Brasil. Ainda sobre o apagão cibernético que está se espalhando pelo mundo, com voos cancelados, sistemas GPS fora do ar e a internet instável em muitos países, aqui estão algumas dicas para se preparar".

No vídeo, então, o homem passa a listar as supostas dicas: "1) estoque de alimentos e água. Tenha provisões para pelo menos uma semana. Água potável é crucial. 2) Dinheiro em espécie. Saque um pouco de dinheiro. Com sistemas bancários fora do ar, cartões podem não funcionar. 3) Documentos importantes. Faça cópias de documentos e guarde-os em local seguro. 4) Carregue dispositivos. Mantenha celulares e baterias externas carregadas. 5) Comunique-se com familiares. Estabeleça um ponto de encontro e um plano de comunicação. 6) Informações locais. Fique atento às notícias locais e oficiais para orientações. Manter a calma e estar preparado pode fazer toda a diferença.

No final, o homem que dubla o vídeo de Musk diz para as pessoas compartilharem essas informações com quem puder. "Juntos podemos superar qualquer desafio. Fiquem seguros, vamos nos manter informados e preparados. O Brasil ainda não foi afetado, mas é sempre melhor prevenir do que remediar", finaliza.

Por que é falso

Entrevista é de 2015. O vídeo original da fala de Musk foi encontrado em busca reversa de imagem em um perfil no Youtube que data de janeiro de 2015 (aqui). Porém, o vídeo original foi "espelhado" na postagem desinformativa, fazendo com que a posição das pessoas no vídeo - incluindo Musk - seja diferente. O homem com uma câmera profissional, por exemplo, aparece à direita no vídeo original enquanto na publicação fake está à esquerda (veja a diferença na comparação abaixo).

Continua após a publicidade
25.jul.2024 - À esq. mostra a imagem do vídeo usado nas redes sociais para dizer que Musk dava dicas sobre ataques cibernéticos para brasileiros. À dir. mostra vídeo publicado no Youtube em 15 de janeiro de 2015
25.jul.2024 - À esq. mostra a imagem do vídeo usado nas redes sociais para dizer que Musk dava dicas sobre ataques cibernéticos para brasileiros. À dir. mostra vídeo publicado no Youtube em 15 de janeiro de 2015 Imagem: Reprodução Instagram e Youtube

Musk não falou sobre apagão cibernético ou citou o Brasil. Na época, o empresário estava no Texas, nos Estados Unidos, e falava sobre o Hyperloop, um transporte que utiliza cápsulas de alta velocidade (aqui - em inglês).

Post no X. Na época, Musk chegou a fazer um post sobre o Hyperloop no mesmo dia do vídeo encontrando no Youtube (aqui e abaixo).

Perfil de Musk em rede social não fala de apagão no Brasil. Ao fazer uma busca no X desde a última sexta-feira (19), quando uma falha no sistema da empresa CrowdStrike causou o apagão cibernético no mundo (aqui), não há qualquer publicação mencionando o Brasil.

Viralização. Uma postagem no Instagram tinha 13,2 mil visualizações até esta quinta-feira (25).

Esse conteúdo também foi checado por Estadão Verifica e Lupa.

Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.

Continua após a publicidade

5 dicas para você não cair em fake news

Siga UOL Notícias no
UOL Confere

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.

Deixe seu comentário

Só para assinantes