É falso que Cartoon Network encerrou suas atividades

São falsos posts que circulam nas redes sociais afirmando que o canal infanto-juvenil Cartoon Network encerrou suas atividades.

Em nota ao UOL Confere, o Cartoon Network informou que não é verdade que o canal ou o estúdio estejam encerrando as operações e que continuam "comprometidos em investir continuamente em conteúdo".

O que diz o post

Há várias publicações com o tema. Uma delas diz: "O site oficial do Cartoon Network Brasil foi encerrado e o canal de televisão famoso nas operadoras fechadas vai se encerrar em breve. Não se sabe ao certo o motivo pelo encerramento ainda, mas é certo de que fará falta para muitas pessoas em que os seus desenhos fizeram parte da sua infância. Você vai sentir saudades?". O post traz uma foto com diversos desenhos do canal em preto e branco e a seguinte frase: "O famoso canal de televisão "Cartoon Network" foi descontinuado e oficialmente encerrado. Obrigado por fazer parte da nossa infância!".

Em outra publicação a imagem dos desenhos do canal aparece em preto e branco, e o post diz: "ÚLTIMA HORA: Cartoon Network fechou as portas oficialmente. Obrigado por tornar nossa infância incrível".

Há outro ainda que diz: "o site e o canal do Cartoon Network foram oficialmente encerrados (emoji de lágrima) o fim de uma era". Logo após aparece um quadrinho. O primeiro mostra o logo do Cartoon Network com uma auréola, uma mão de uma caveira e os dizeres "está na hora de ir". No seguinte aparece o questionamento: "Eu fui um bom canal?", também com o logo do Cartoon Network com uma auréola e uma mão de uma caveira. Na terceira mostra a caveira e um "não". No último aparece: "Me disseram que você foi o melhor", e a caveira vai embora.

Por que é falso

Cartoon Network nega que encerrou as atividades. Em nota, a empresa, por meio da assessoria da Warner Bros. Discovery, dona do canal, informou que não é verdade que o Cartoon Network ou o estúdio estejam encerrando suas operações. Veja a nota na íntegra:

O Cartoon Network esclarece que não é verdade a especulação de que o canal ou o estúdio estejam encerrando operações. Com uma série de greenlights para produções anunciados recentemente, continuamos comprometidos em investir continuamente em conteúdo inovador que entretenha e inspire nossos espectadores em todo o mundo.

Boatos começaram com a hashtag #RIPCartoonNetwork. Um perfil no X publicou um vídeo dizendo que o Cartoon Network e outros estúdios estavam morrendo. O vídeo criticava cortes de empregos na indústria e pediu para que fãs compartilhassem imagens de desenhos antigos com a hashtag. O perfil chegou a fazer uma nova publicação explicando que o Cartoon Network ainda existe como marca e canal, mas afirmou que o Cartoon Network Studios original desapareceu, e voltou a criticar terceirizações e fusões que estariam gerando menos empregos para trabalhadores de animação.

Continua após a publicidade

Site é direcionado. No Brasil, o site do Cartoon Network (cartoonnetwork.com.br) é direcionado para o site da Max (antiga HBO Max). O site em inglês continua funcionando (aqui).

Redes sociais seguem ativas. No Brasil, o Instagram do Cartoon Network e a conta no X continuam funcionando (aqui e aqui).

Viralização. Um post no Facebook do último dia 19 tem mais de 1.600 reações e mais de 300 compartilhamentos.

Esse conteúdo também foi checado por Estadão Verifica.

Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.

5 dicas para você não cair em fake news

Siga UOL Notícias no
UOL Confere

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.

Deixe seu comentário

Só para assinantes