Topo

UOL Confere

Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos


É falso que Lula foi impedido de entrar no Recife; vídeo é de SC em 2018

5.jan.2021 - Post falso diz que vídeo mostra Lula sendo impedido de entrar no Recife, mas imagens são de Chapecó (SC) em 2018 - Reprodução / Facebook
5.jan.2021 - Post falso diz que vídeo mostra Lula sendo impedido de entrar no Recife, mas imagens são de Chapecó (SC) em 2018 Imagem: Reprodução / Facebook

Rayanne Albuquerque

Do UOL, em São Paulo

05/01/2022 18h55Atualizada em 07/01/2022 16h08

É falso que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) "teve que voltar" ao tentar entrar no Recife, como dizem publicações feitas nas redes sociais pelo menos desde ontem. Os posts usam um vídeo que, na verdade, foi gravado em Chapecó (SC) durante um protesto contra o petista em 2018. A última visita de Lula à capital pernambucana foi em agosto de 2021.

O UOL Confere descobriu que o vídeo era antigo por meio de uma busca reversa das imagens publicadas nas redes sociais. Uma usuária do Facebook compartilhou o vídeo no dia 25 de março de 2018, um dia depois da visita de Lula a Chapecó. O mesmo conteúdo foi replicado por outro perfil no mesmo dia.

Na ocasião, manifestantes bloquearam uma rodovia de acesso ao aeroporto da cidade para tentar impedir a saída de Lula do local, como mostraram o telejornal SC no Ar, da NDTV, e o site NSC Total.

O conteúdo falso foi difundido tanto no Twitter quanto no Facebook, alcançando cerca de 10 mil interações nas publicações encontradas pelo UOL Confere. Uma delas foi feita pelo deputado estadual paraense Delegado Caveira (PP), apoiador do presidente Jair Bolsonaro (PL).

Petista lidera pesquisas e é preferido no Nordeste

A publicação falsa sobre a suposta hostilidade contra Lula no Recife circula no momento em que pesquisas de intenção de voto para as eleições de 2022 mostram o petista na liderança, à frente de Bolsonaro, com vantagem ainda maior no Nordeste.

Pesquisa Ipespe divulgada em dezembro mostrou Lula com 44% das intenções de votos, 20 pontos percentuais à frente de Bolsonaro. Levantamento feito pelo Ipec e publicado no mesmo mês mostrava o petista como o candidato preferido de 63% dos nordestinos. A região é a segunda em número de eleitores — eram 40,6 milhões em 2020 —, atrás apenas do Sudeste (64,7 milhões), segundo dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Aos Fatos, Lupa e AFP também checaram este conteúdo.

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.