Topo

UOL Confere

Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos


É falso que Brasil é o país que mais preserva o meio ambiente

10.jun.2022 - Bolsonaro na Cúpula das Américas - Arte/UOL
10.jun.2022 - Bolsonaro na Cúpula das Américas Imagem: Arte/UOL

Isabela Aleixo

Do UOL, no Rio de Janeiro

10/06/2022 20h26

Durante discurso de 11 minutos na Cúpula das Américas nesta sexta-feira (10), o presidente Jair Bolsonaro voltou a repetir afirmações equivocadas sobre a preservação ambiental no país.

O presidente disse, mais uma vez, "somos um dos países que mais preserva o meio ambiente e suas florestas". A afirmação, repetida desde o seu primeiro ano de mandato, é falsa. Segundo o ranking de áreas preservadas (em relação ao território total de cada país) elaborado pelo Banco Mundial com dados de 2021, o Brasil ocupa a 34ª posição.

Outra pesquisa, elaborada pelo Global Forest Watch com dados da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, apontou que o Brasil foi o país que mais desmatou florestas tropicais no mundo em 2021. No ano passado, segundo o estudo, mais de 40% da perda de florestas nativas estão em solo brasileiro, o que corresponde a 1,5 milhão de hectares. A pesquisa relaciona a devastação ao pico de incêndios na Amazônia e no Pantanal em 2020.

Apenas em maio deste ano, o desmatamento na Amazônia registrou o segundo nível mais alto para o mês desde 2016, com 900km² desmatados, segundo dados de satélite do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). Durante todo o mês, uma área equivalente a 126 mil campos de futebol foi desmatada na região. Já entre janeiro e maio de 2022, o bioma perdeu 2.867 km2 de floresta, o que representa um aumento de 12,7% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Durante todo o Governo Bolsonaro, a Amazônia tem atingido sucessivos recordes de desmatamento.

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.