Topo

UOL Confere

Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos


Conmebol proíbe atletas de usarem bandeira durante premiação

02.ago.2022- Atletas realmente foram impedidas de subir ao pódio com a bandeira do Brasil nas costas, mas por uma determinação da Conmebol - Arte/UOL Confere sobre Reprodução/Instagram
02.ago.2022- Atletas realmente foram impedidas de subir ao pódio com a bandeira do Brasil nas costas, mas por uma determinação da Conmebol Imagem: Arte/UOL Confere sobre Reprodução/Instagram

Helena Arnoni

Colaboração para o UOL, em São Paulo

16/08/2022 15h49

Por questões de regulamento, jogadoras da seleção brasileira de futebol feminino foram proibidas de usar a bandeira do país durante as comemorações do título da Copa América, na Colômbia, no dia 30 de julho, ao contrário do que afirma uma publicação que viralizou nas redes sociais.

O que diz a publicação? "Usar a bandeira do Brasil virou crime? Vejam o que aconteceu com a seleção feminina de futebol, essa semana, na Colômbia. O time foi campeão da Copa América e na hora das jogadoras receberem o troféu e as medalhas, as duas atletas que estavam com a Bandeira do Brasil foram impedidas de receberem o prêmio com o nosso símbolo, como aparece no vídeo. A militância vai dizer que são as regras, mas não são. Nossos atletas sempre carregaram com orgulho a nossa bandeira e agora, de uma hora para outra, isso acontece. Onde está a liberdade? Qual o real motivo para isso acontecer? Quanto absurdo. Não podemos aceitar o errado como se verdadeiro fosse"

As atletas realmente foram impedidas de subir ao pódio com a bandeira do Brasil nas costas, mas por uma determinação da competição

O que motivou a proibição? As regras da Conmebol estabelecem que atletas não podem portar bandeiras durante a premiação.

A regra, em detalhes. O artigo 107 do regulamento trata exclusivamente do comportamento das jogadoras no momento da entrega dos troféus, como ocorreu com as atletas brasileiras:

"Art. 107 - O troféu da CONMEBOL Copa América Feminina e as medalhas de campeã, vice-campeã e terceira colocada serão entregues em uma cerimônia de premiação imediatamente ao final da partida final em que o campeão for definido. Os protocolos e a organização das cerimônias de premiação correspondem exclusivamente à CONMEBOL. A presença das três equipes é obrigatória. O descumprimento desta obrigação constitui infração disciplinar, pela qual a Comissão Disciplinar da CONMEBOL está habilitada a impor sanções que possam corresponder de acordo com o Código Disciplinar da CONMEBOL.

Parágrafo único - É obrigatório o uso do uniforme oficial da delegação na cerimônia de premiação. Não será permitida a entrada de atletas na cerimônia com o torso nu, com roupas que façam qualquer alusão comercial, portando bandeiras com alguma inscrição ou com as bandeiras de seus países."


Repercussão. O post foi publicado no Instagram no dia 2 de agosto e teve mais de 200 mil curtidas até a manhã do dia 8 de agosto. O mesmo post publicado no Facebook teve 5,1 mil reações, 1,3 mil comentários e 2,8 mil compartilhamentos em 24 horas.

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.