Topo

UOL Confere

Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos


TSE não faz propaganda de Lula em código de autenticação

19.ago.2022 - Código de validação é gerado aleatoriamente - Arte/UOL Confere sobre Reprodução
19.ago.2022 - Código de validação é gerado aleatoriamente Imagem: Arte/UOL Confere sobre Reprodução

Do UOL, em São Paulo

19/08/2022 15h20

Ao contrário do que sugerem publicações nas redes sociais, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) não faz propaganda pró-Lula por meio dos códigos de autenticação de documentos emitidos pelo tribunal.

Os códigos, formados por números e letras, são gerados de forma aleatória.

Como é a suposta propaganda? Circula nas redes sociais a foto de um título eleitoral emitido no município de Calçoene, no Amapá, com o código PK0+.LULA.PTWV.BU8X.

Com as informações exibidas nas publicações, foi possível checar a autenticidade do documento no site do TSE. O documento compartilhado era autêntico. No entanto, após a viralização das postagens, uma nova via foi solicitada ao cartório eleitoral e assim, houve uma substituição. O documento que viralizou passou a não ser mais validado no sistema do TSE na última segunda-feira (15).

O que diz o TSE? Em nota, a Corte desmentiu a alegação de uso político dos códigos, afirmando que "são gerados de forma totalmente randômica, sem que haja qualquer ingerência por parte da Justiça Eleitoral".

"A ferramenta serve para confirmar a autenticidade dos documentos emitidos por meio do Portal do TSE e foi criada com o objetivo de facilitar o acesso do eleitorado aos serviços da Justiça Eleitoral", diz o texto. "O Tribunal, portanto, desmente a alegação de que faria uso do sistema para manifestar qualquer posicionamento político-partidário e/ou passar mensagens subliminares às eleitoras e eleitores."

O documento. O código de validação serve para que o TSE certifique a autenticidade de um documento. Para ter acesso à balidação, é necessário entrar no site do tribunal e fornecer informações como número do título, data e horário da emissão da certidão e o código de validação —gerado de forma automática e aleatória.

Este conteúdo também foi checado por Aos Fatos.

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.