Topo

UOL Confere

Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos


Vídeo de Lula dizendo que PT tem que 'desagradar mercado' é de 2017

07.out.2022 - No vídeo de 2017 Lula comenta entrevista de Bolsonaro à Folha de SP; trecho é recortado - Arte/UOL sobre Reprodução
07.out.2022 - No vídeo de 2017 Lula comenta entrevista de Bolsonaro à Folha de SP; trecho é recortado Imagem: Arte/UOL sobre Reprodução

Do UOL, em São Paulo

07/10/2022 19h03Atualizada em 07/10/2022 19h16

É de 2017 o trecho de um vídeo em que o candidato à Presidência Luiz Inácio Lula da Silva (PT) diz que "se Bolsonaro agrada o mercado, nós do PT, temos que desagradar o mercado, porque nós não combinamos".

Na ocasião, Lula comentava uma entrevista do então pré-candidato à Presidência Jair Bolsonaro à Folha de São Paulo. A checagem do vídeo foi sugerida por leitores do UOL Confere pelo e-mail uolconfere@uol.com.br

Quando e onde o vídeo foi feito? O trecho é um recorte de um discurso de Lula em um seminário sobre educação pública promovido pelo PT no dia 9 de outubro de 2017, em Brasília. O discurso do ex-presidente teve duração de 35 minutos e está disponível no canal do Youtube da Fundação Perseu Abramo (o trecho recortado é a partir do minuto 19:07).

No mesmo dia, a Folha de São Paulo publicou uma matéria com o título "Bolsonaro diz que é liberal e adota discurso que agrada investidores".

Lula comenta a entrevista do então pré-candidato: "Eu vi na Folha de São Paulo hoje, Fantástico. Eles conversaram com o Bolsonaro e o Bolsonaro agradou o mercado. Eu vou dizer uma coisa, meu filho. Se o Bolsonaro agrada o mercado, nós do PT, temos que desagradar o mercado, porque nós não combinamos". O vídeo que circula, porém, omite o trecho anterior em que Lula se referiu à entrevista de Bolsonaro ao jornal, o que pode levar a crer que fosse atual.

Como checamos? Uma busca reversa de imagem por um frame do vídeo em que Lula está com os braços cruzados levou a uma foto similar publicada em matéria da Revista Veja em 2018 como o título "Vaivém de decisões abre nova frente de batalha para defesa de Lula".

A legenda da foto indica que ela tinha sido tirada no "Seminário educação pública, desenvolvimento e soberania nacional" do PT em 9 de outubro de 2017. Assim, foi possível localizar a íntegra do discurso de Lula no Youtube.

Uol Confere considera distorcido conteúdos que usam informações verdadeiras em contexto diferente do original, alterando seu significado de modo a enganar e confundir quem os recebe.

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.