Vídeo de Lula dizendo que PT tem que 'desagradar mercado' é de 2017
É de 2017 o trecho de um vídeo em que o candidato à Presidência Luiz Inácio Lula da Silva (PT) diz que "se Bolsonaro agrada o mercado, nós do PT, temos que desagradar o mercado, porque nós não combinamos".
Na ocasião, Lula comentava uma entrevista do então pré-candidato à Presidência Jair Bolsonaro à Folha de São Paulo. A checagem do vídeo foi sugerida por leitores do UOL Confere pelo e-mail uolconfere@uol.com.br
Quando e onde o vídeo foi feito? O trecho é um recorte de um discurso de Lula em um seminário sobre educação pública promovido pelo PT no dia 9 de outubro de 2017, em Brasília. O discurso do ex-presidente teve duração de 35 minutos e está disponível no canal do Youtube da Fundação Perseu Abramo (o trecho recortado é a partir do minuto 19:07).
No mesmo dia, a Folha de São Paulo publicou uma matéria com o título "Bolsonaro diz que é liberal e adota discurso que agrada investidores".
Lula comenta a entrevista do então pré-candidato: "Eu vi na Folha de São Paulo hoje, Fantástico. Eles conversaram com o Bolsonaro e o Bolsonaro agradou o mercado. Eu vou dizer uma coisa, meu filho. Se o Bolsonaro agrada o mercado, nós do PT, temos que desagradar o mercado, porque nós não combinamos". O vídeo que circula, porém, omite o trecho anterior em que Lula se referiu à entrevista de Bolsonaro ao jornal, o que pode levar a crer que fosse atual.
Como checamos? Uma busca reversa de imagem por um frame do vídeo em que Lula está com os braços cruzados levou a uma foto similar publicada em matéria da Revista Veja em 2018 como o título "Vaivém de decisões abre nova frente de batalha para defesa de Lula".
A legenda da foto indica que ela tinha sido tirada no "Seminário educação pública, desenvolvimento e soberania nacional" do PT em 9 de outubro de 2017. Assim, foi possível localizar a íntegra do discurso de Lula no Youtube.
Uol Confere considera distorcido conteúdos que usam informações verdadeiras em contexto diferente do original, alterando seu significado de modo a enganar e confundir quem os recebe.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.