Topo

UOL Confere

Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos


Bolsonaro não fez post dizendo que acabará com feriado de 12 de outubro

10.out.2022 - Bolsonaro não publicou que pretende acabar com o feriado de Nossa Senhora Aparecida; imagem é falsa - Arte/UOL sobre Reprodução
10.out.2022 - Bolsonaro não publicou que pretende acabar com o feriado de Nossa Senhora Aparecida; imagem é falsa Imagem: Arte/UOL sobre Reprodução

Do UOL, em São Paulo

10/10/2022 12h54

É falsa uma publicação atribuída ao candidato à presidência da República Jair Bolsonaro (PL) em que ele diz que pretende acabar com o feriado de 12 de outubro, dia de Nossa Senhora Aparecida.

bolsonaro feriado 12 de outubro - Reprodução Crowd Tangle - Reprodução Crowd Tangle
10.out.2022 - Menções mais recentes ao termo "Aparecida" no Facebook de Bolsonaro são de outubro de 2021, quando ele celebrou o feriado
Imagem: Reprodução Crowd Tangle

O print, que circula nas redes sociais, é uma montagem de um post do Facebook. Não há qualquer publicação com o termo "Aparecida" nas redes sociais de Jair Bolsonaro na última semana. A partir da busca avançada do Twitter e da plataforma CrowdTangle, é possível verificar que as menções mais recentes a "Aparecida" no Twitter e no Facebook de Bolsonaro foram em outubro de 2021, quando ele celebrou o feriado.

O que diz o post falso?

- Reconheço e respeito a fé católica, da qual, inclusive, fiz parte durante boa parte de minha vida, assim como respeito todos credos.

- Mas o Brasil tem se tornado um país cada vez mais evangélico e isto é um fato.

- Como presidente de todos os brasileiros, devo agir de forma imparcial e ser um democrata. Com a nova composição do Congresso Nacional, teremos maioria para prosseguir com uma antiga demanda do povo cristão que o PT sempre foi contra e rever o título da Santa Aparecida. Assim, vamos retirar a alcunha "Nossa Senhora Aparecida Rainha do Brasil", que passará a ser oficialmente denominada "Santa Aparecida, Rainha dos Católicos".

- Já está em discussão a formação de um grupo de trabalho para a elaboração do projeto de lei que deve também acabar com o feriado do dia 12 de outubro, a partir de 2023.

- Nossa missão é unir e não dividir nosso povo, como a esquerda sempre fez. Tampouco beneficiar A ou B.

O feriado. O feriado de Nossa Senhora Aparecida foi criado em junho de 1980 por lei sancionada pelo presidente da ditadura militar João Figueiredo. A sanção aconteceu no dia em que o Papa João Paulo II visitou o Brasil. Nossa Senhora Aparecida foi declarada padroeira do país em 1930 em decreto assinado pelo Papa Pio XI.

Leia outras checagens sobre o assunto:

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.