Topo

UOL Confere

Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos


É falso que Erika Hilton foi convidada para ser ministra de Lula

10.out.2022 - A deputada desmentiu o boato em seu perfil no Twitter e Lula tem repetido que não vai anunciar nomes para ministérios antes do segundo turno, caso eleito - Arte/UOL sobre Reprodução WhatsApp
10.out.2022 - A deputada desmentiu o boato em seu perfil no Twitter e Lula tem repetido que não vai anunciar nomes para ministérios antes do segundo turno, caso eleito Imagem: Arte/UOL sobre Reprodução WhatsApp

Do UOL, em São Paulo

10/10/2022 19h06

São falsas as afirmações de que a deputada federal recém-eleita Erika Hilton (PSOL-SP) vai ser ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos de Lula. Primeira travesti eleita deputada federal por São Paulo, Hilton desmentiu o boato em seu perfil no Twitter. Lula tem repetido que só vai anunciar composição de ministérios depois da eleição, caso ganhe.

A mensagem que afirma que Hilton vai integrar um eventual governo de Lula circula em grupos de WhatsApp, e é falsa. A checagem foi sugerida por leitores do UOL Confere pelo e-mail uolconfere@uol.com.br.

O que diz a mensagem?

A primeira travesti eleita deputada, Erika Hilton, será a ministra da mulher, família e direitos humanos do Governo Lula

O convite foi feito nesta terça-feira em uma reunião na sede do PT em SP.

A deputada tem como meta a criação de projetos como:

- Educação sexual para crianças a partir de 6 anos em todas as escolas públicas do país

- Cirurgias de colocação de silicone gratuitamente pelo SUS

- Tornar crime o impedimento de mulheres trans utilizarem o banheiro feminino

- Bolsa-travesti, que garante uma renda mínima para todas as mulheres trans de periferia

Por que é falsa? A deputada desmentiu o boato em seu Twitter no dia 7 de outubro: "Bolsonaristas estão espalhando em grupos de Whatsapp que eu serei Ministra de Lula. NÃO encaminhem essas mensagens. Pra ninguém. Nem pra amigos. Se possível, printem autor da mensagem, nome do grupo e admin do grupo onde viram isso. Mandem inbox pra mim. Pessoal, FOCO: não é sobre meu mérito. É sobre uma máquina de ódio e mentiras que quer impedir a vitória iminente de Lula", escreveu Hilton.

Lula se recusa a anunciar nomes para ministérios antes do segundo turno. O candidato petista tem repetido diversas vezes que não vai anunciar nomes para ministérios em um eventual governo, caso ganhe, antes do segundo turno. Lula afirmou isso em evento no dia 6 de outubro, quinta-feira, e repetiu no último domingo, dia 9, como mostram matérias de jornais.

Transfobia. Já é crime impedir que pessoas trans usem o banheiro adequado à sua identidade de gênero, por se tratar de transfobia — preconceito contra pessoas trans e travestis. A transfobia é considerada crime, junto com a homofobia, desde 2019, a partir de decisão do STF (Supremo Tribunal Federal).

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.