Topo

UOL Confere

Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos


É falso tuíte em que Lula diz que 'população vai entregar armas' em 2023

10.out.2022 -  A publicação não foi encontrada no Twitter do candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) - Arte/UOL sobre Reprodução
10.out.2022 - A publicação não foi encontrada no Twitter do candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) Imagem: Arte/UOL sobre Reprodução

Do UOL, em São Paulo

10/10/2022 19h21

É falsa imagem de um suposto tuíte do perfil oficial do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em que ele afirma que, após a sua eleição, o povo vai entregar suas armas. A imagem alterada também engana ao dizer que a polícia não vai precisar de armas de fogo fora do serviço. A publicação não foi encontrada no Twitter do candidato.

O que diz o post. "No dia 30 o povo escolherá a paz e o amor. Chega de ódio! Tenho certeza que em Janeiro o povo entregará suas armas voluntariamente nas delegacias de todo o Brasil, sem a necessidade de um decreto presidencial."

"Com a nossa nova lei de desarmamento mais forte, o brasileiro não precisará de armas. A polícia não precisará de fuzil de assalto ou de arma curta fora do serviço. Vamos reduzir o armamento das polícias e dos militares e substituir por inteligência."

Apuração. A reportagem apurou as postagens feitas nesta segunda-feira (10) no perfil oficial de Lula no Twitter e não havia nada relacionado ao tópico, que mostra uma captura de tela falsa. Na imagem adulterada, há a marcação de que o post foi feito hoje às 8 horas da manhã.


A publicação também não foi apagada do Twitter do petista. Caso o material tivesse sido deletado, teria sido capturado pelo robô do perfil @projeto7c0, uma conta automatizada que mostra tuítes apagados de políticos. Para conferir, com a ajuda da ferramenta, se a mensagem havia sido removida, foi feita uma busca avançada usando os termos da suposta publicação, como mostram as imagens abaixo. A busca não apontou nenhum resultado --não houve, portanto, nenhum tuíte do ex-presidente sobre o assunto.



O UOL Confere considera como falso os conteúdos que não têm amparo em fatos e podem ser desmentidos de forma objetiva.

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.