É falso tuíte em que Lula diz que 'população vai entregar armas' em 2023
É falsa imagem de um suposto tuíte do perfil oficial do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em que ele afirma que, após a sua eleição, o povo vai entregar suas armas. A imagem alterada também engana ao dizer que a polícia não vai precisar de armas de fogo fora do serviço. A publicação não foi encontrada no Twitter do candidato.
O que diz o post. "No dia 30 o povo escolherá a paz e o amor. Chega de ódio! Tenho certeza que em Janeiro o povo entregará suas armas voluntariamente nas delegacias de todo o Brasil, sem a necessidade de um decreto presidencial."
"Com a nossa nova lei de desarmamento mais forte, o brasileiro não precisará de armas. A polícia não precisará de fuzil de assalto ou de arma curta fora do serviço. Vamos reduzir o armamento das polícias e dos militares e substituir por inteligência."
Apuração. A reportagem apurou as postagens feitas nesta segunda-feira (10) no perfil oficial de Lula no Twitter e não havia nada relacionado ao tópico, que mostra uma captura de tela falsa. Na imagem adulterada, há a marcação de que o post foi feito hoje às 8 horas da manhã.
A publicação também não foi apagada do Twitter do petista. Caso o material tivesse sido deletado, teria sido capturado pelo robô do perfil @projeto7c0, uma conta automatizada que mostra tuítes apagados de políticos. Para conferir, com a ajuda da ferramenta, se a mensagem havia sido removida, foi feita uma busca avançada usando os termos da suposta publicação, como mostram as imagens abaixo. A busca não apontou nenhum resultado --não houve, portanto, nenhum tuíte do ex-presidente sobre o assunto.
O UOL Confere considera como falso os conteúdos que não têm amparo em fatos e podem ser desmentidos de forma objetiva.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.