Topo

UOL Confere

Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos


Post falso diz que abordagem a torcedores do Sport é ação contra MST

31.out.2022 - Vídeo que circula nas redes não mostra abordagem a integrantes do MST em SC - Arte/UOL sobre Reprodução/Twitter
31.out.2022 - Vídeo que circula nas redes não mostra abordagem a integrantes do MST em SC Imagem: Arte/UOL sobre Reprodução/Twitter

Pedro Vilas Boas

Colaboração para o UOL

31/10/2022 15h53Atualizada em 31/10/2022 15h53

É falso que um vídeo que circula nas redes sociais se trate de uma abordagem a integrantes do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) em Blumenau (SC). A ação, na verdade, aconteceu no Ceará e os alvos foram torcedores do Sport Club do Recife.

O que diz o post? "MST - Blumenau - SC. Invasão impedida", diz uma publicação no Twitter. No Facebook, o autor da mentira se refere aos homens no vídeo como o "pessoal do PT".

"Pessoal do PT esperando o Lula ganhar para invadir propriedades rurais em Blumenau, Santa Catarina!", diz a descrição da publicação falsa.

Apuração. Uma postagem em abril no perfil da Torcida Jovem do Sport desmente a publicação. O post é uma nota de agradecimento do grupo à PM-CE (Polícia Militar do Ceará) pela condução respeitosa durante a abordagem. O posicionamento acompanha uma foto do momento da ação.

O UOL Confere também entrou em contato com a assessoria de imprensa da PM-CE, que confirmou à reportagem que o vídeo se trata de uma ação realizada em abril envolvendo torcedores do Sport Club do Recife. Os torcedores estavam em deslocamento para Fortaleza, onde o clube disputou a final da Copa do Nordeste.

"Os torcedores foram vistoriados e escoltados até o local do jogo. Nada de ilícito foi encontrado. O procedimento é realizado para garantir a segurança, evitar tumultos e confrontos entre as torcidas", informou a PM-CE.

A página oficial do MST em SC também desmentiu as publicações. "Nitidamente, nas imagens, o caso se trata de uma abordagem feita a um ônibus de uma torcida organizada, e não de militantes".

O UOL Confere considera como falso conteúdos que não têm amparo em fatos e podem ser desmentidos de forma objetiva.

Fabíola Cidral conta como reconhecer logo de cara uma fake news

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.