Topo

UOL Confere

Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos


Vídeo de Malafaia com multidão em Brasília foi gravado no 7 de setembro

4.nov.2022 - Vídeo de Malafaia com multidão em Brasília é de setembro - Arte/UOL sobre Reprodução/Facebook
4.nov.2022 - Vídeo de Malafaia com multidão em Brasília é de setembro Imagem: Arte/UOL sobre Reprodução/Facebook

Pedro Vilas Boas

Colaboração para o UOL

04/11/2022 15h27Atualizada em 04/11/2022 17h48

São distorcidas as publicações compartilhadas nas redes sociais nos últimos dias em que o pastor Silas Malafaia aparece em um vídeo acompanhado de uma multidão de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) em Brasília. Ao contrário do que sugerem as postagens, a gravação não é atual. A imagem foi feita durante as manifestações do 7 de Setembro.

O que dizem os posts? "Muito forte. Patriotas em Brasília. Está lindo", diz a descrição das postagens distorcidas com o vídeo, compartilhadas no Facebook e Twitter na quarta-feira (2).

Dia da Independência. O vídeo foi publicado originalmente no canal do YouTube do pastor Silas Malafaia no dia seguinte às manifestações do 7 de Setembro. "Um recado do povo na manifestação de Brasília aos cristãos", diz o título da postagem do religioso.

No vídeo, o pastor evangélico aponta para a multidão, que grita contra Lula: "O povo cristão não vota em ladrão". Malafaia faz críticas ao petista e à imprensa. "Eu quero ver o que essa imprensa vai falar. Essa imprensa bandida vai dizer que é 100 mil pessoas (sic)? Estão de brincadeira", diz o pastor.

Bloqueio de rodovias. O vídeo de Malafaia foi compartilhado por bolsonaristas de forma distorcida durante os bloqueios de rodovias promovidos por apoiadores do atual presidente contra a eleição de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O próprio pastor evangélico já se posicionou contra as manifestações. "Protestar é um direito. O que resta ao povo brasileiro? Vamos parar, vamos acabar e voltar ao trabalho. É disso que nós precisamos", disse Malafaia, em um vídeo compartilhado na terça-feira (1º).

Alcance. A publicação distorcida no Facebook com mais alcance registra 26 mil compartilhamentos, 62 mil reações e 6,1 mil comentários. No Twitter, uma postagem com o vídeo tem 34 retweets e 62 curtidas.

O UOL Confere considera como distorcido conteúdos que usam informações verdadeiras em contexto diferente do original, alterando seu significado de modo a enganar e confundir quem os recebe.

5 dicas para você não cair em fake news

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.