Jovem Pan não noticiou e Lula não prometeu indulto a Adélio Bispo
É uma montagem a imagem que mostra os apresentadores do Jornal da Manhã da Jovem Pan supostamente noticiando que o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) prometeu indulto a Adélio Bispo, acusado de esfaquear o atual presidente Jair Bolsonaro (PL) durante a campanha presidencial de 2018. Nem a emissora noticiou, nem Lula prometeu isso. O tema estava entre os assuntos mais buscados sobre Lula no Google na manhã desta sexta-feira (4).
O que diz a montagem? A imagem mostra os dois apresentadores do Jornal da Manhã da Jovem Pan, Thiago Uberreich e Adriana Reid, no estúdio do telejornal e acrescenta, por meio de edição, fotos de Lula e do momento em que Bolsonaro é esfaqueado durante a campanha eleitoral de 2018. O texto inserido diz: "Presidente eleito Lula, promete indulto para Adelio Bispo. Petista diz que Adélio já pagou pelo seu crime", o que é falso.
Nem a Jovem Pan noticiou, nem Lula disse isso. Uma busca pelas notícias publicadas no site da Jovem Pan e veiculada pelo telejornal matinal não indica qualquer conteúdo desse tipo (confira aqui). A imagem também tem detalhes que demonstram claramente se tratar de uma montagem e que podem ser percebidos a olho nu, como a diferença de cor e na fonte do texto e das imagens inseridas, além de erros de pontuação.
Procurada, a assessoria de imprensa do petista também negou: "O bolsonarismo segue produzindo fake news em série para atacar o presidente Lula e bagunçar a vida dos brasileiros. Não existe nenhuma previsão ou discussão de indulto para ninguém pelo governo Lula", disse.
Quem é Adélio Bispo? Autor da facada contra Bolsonaro durante campanha presidencial em Minas Gerais em 2018, Adélio Bispo está internado na Penitenciária de Segurança Máxima de Campo Grande (MS). Ele foi considerado inimputável por diagnóstico de Transtorno Delirante Persistente e foi absolvido das acusações, mas segue internado por tempo indeterminado desde então. (Saiba mais sobre o caso aqui).
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.