Topo

UOL Confere

Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos


É falso que Bolsonaro não recebeu votos em seção de Itacoatiara (AM)

11.nov.2022 - É falso que votos em Bolsonaro em Itacoatiara não tenham sido registrados - Arte/UOL sobre Reprodução/Facebook
11.nov.2022 - É falso que votos em Bolsonaro em Itacoatiara não tenham sido registrados Imagem: Arte/UOL sobre Reprodução/Facebook

Pedro Vilas Boas

Colaboração para o UOL

11/11/2022 16h20Atualizada em 11/11/2022 16h20

É falso que os votos no presidente Jair Bolsonaro (PL) em uma seção eleitoral de Itacoatiara (AM) não foram registrados, como afirma um homem em vídeo que circula nas redes sociais. As estatísticas públicas divulgadas pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) desmentem a alegação.

O que dizem os posts? Uma publicação do último dia 5 no Instagram tem a seguinte descrição: "URGENTE: Apos (sic) os acontecimentos de ontem médico do Amazonas - Itacoatiara afirma que votou em Bolsonaro e na sessão dele diz que não teve 1 voto em Bolsonaro. Compartilhem ao máximo, vamos fazer chegar nas autoridades competentes".

Um post no Facebook, também do dia 5, questiona se teria ocorrido uma fraude eleitoral e traz a mesma mensagem que acompanha o vídeo no Instagram.

Na gravação, o homem diz que vota na seção eleitoral 103, da zona 3 do município, e que, apesar de ter votado no então candidato à reeleição nos dois turnos, o sistema do TSE não teria registrado nem um voto para o atual presidente.

Dados desmentem. Dados públicos divulgados pelo TSE, e analisados pelo UOL Confere, mostram que o presidente Jair Bolsonaro recebeu no primeiro turno 78 votos na seção 103, da zona 3, no município de Itacoatiara (AM). Já no segundo turno, o atual mandatário registrou 88 votos na seção.

Em todo o município de Itacoatiara, Bolsonaro recebeu 16.981 votos no primeiro turno, o que representa 31,47% dos votos válidos. Já na segunda etapa, o presidente registrou 17.807 votos na cidade, 36,03% dos votos válidos.

Alcance. No Instagram, a publicação com o vídeo mentiroso tem 14,1 mil visualizações, 93 comentários e 3,2 mil curtidas. Já a postagem no Facebook aparece com 6,2 mil visualizações, 349 curtidas e 95 comentários.

O UOL Confere considera como falso conteúdos que não têm amparo em fatos e podem ser desmentidos de forma objetiva.

Fabíola Cidral conta como reconhecer logo de cara uma fake news

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.