Topo

UOL Confere

Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos


É falso que público gritou 'Lula ladrão' na abertura da Copa de 2022

29.nov.2022 - É falso que o público tenha gritado "Lula ladrão" na cerimônia de abertura da Copa de 2022 - Arte/UOL sobre Reprodução/TikTok
29.nov.2022 - É falso que o público tenha gritado "Lula ladrão" na cerimônia de abertura da Copa de 2022 Imagem: Arte/UOL sobre Reprodução/TikTok

Do UOL, em São Paulo

29/11/2022 15h24

É falso que o público tenha gritado "Lula ladrão" na cerimônia de abertura da Copa de 2022, no dia 20 de novembro, em Doha, capital do Qatar. O vídeo investigado, que circula nas redes sociais, teve seu áudio adulterado.

O post. A gravação mostra a tela de um computador que estaria transmitindo a abertura do campeonato de futebol e captura um som de gritos contra o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) - era dito: "Lula ladrão, seu lugar é na prisão" no momento em que fogos de artifícios explodem ao redor de uma réplica da taça da Copa.

Na transmissão original, no entanto, não é possível ouvir a manifestação antipetista.

Em outra gravação que retrata o estádio no mesmo momento do vídeo investigado, feita de outro ângulo, ouve-se somente uma música instrumental. Nos gritos dos presentes não se ouve nenhuma menção a Lula.

Nos áudios do vídeo divulgado no TikTok, há uma divisão nos comentários -de pessoas emocionadas pelo suposto ato e pessoas que duvidam da credibilidade do som.

O propagador da fake, em comentário que atribuía o áudio da gravação a um jogo do Vasco, respondeu que "o que importa é a piada" —para fugir da acusação de que o conteúdo era enganoso.

O conteúdo também foi checado por Agência Lupa, AFP Checamos e Yahoo.

O UOL Confere aplica o selo falso a conteúdos que não têm amparo em fatos e podem ser desmentidos de forma objetiva.

Fabíola Cidral conta como reconhecer logo de cara uma fake news

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.