Topo

UOL Confere

Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos


É falso que Lula desligou bombas da transposição do São Francisco

20.jan.2023 - Canal não recebe água desde 26 de novembro do ano passado - Arte/UOL sobre Reprodução/Instagram
20.jan.2023 - Canal não recebe água desde 26 de novembro do ano passado Imagem: Arte/UOL sobre Reprodução/Instagram

Pedro Vilas Boas

Colaboração para o UOL

20/01/2023 16h35Atualizada em 20/01/2023 16h35

Uma das publicações com a informação falsa mostra o trecho inicial do Cinturão das Águas do Ceará, que amplia a disponibilidade de água na região do Cariri. O trecho não recebe água desde o ano passado por causa de serviços de manutenção, mas não há risco de desabastecimento para a população, segundo o Ministério do Desenvolvimento Regional e a Secretaria de Recursos Hídricos do Ceará.

O que dizem as postagens falsas?

  • Instagram: "Grave: O lulismo chegou e implantou a velha indústria da Seca no Nordeste. Desligaram as bombas da transposição do Rio São Francisco! Prevejo mais desvio$";
  • Twitter: "PORQUE CARGAS D'ÁGUA O GOVERNO LULA/ALCKMIN DESLIGOU AS BOMBAS QUE MANTINHAM A ÁGUA CHEGANDO AO POVO NORDESTINO NA TRANSPOSIÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO??? #ForaLuladrao".

O que diz o governo federal?

Não há liberação de água pelo canal desde 26 de novembro de 2022, durante a gestão de Jair Bolsonaro, segundo o Ministério do Desenvolvimento Regional. O órgão afirma que "a entrega de água na região ocorre apenas sob demanda da operadora estadual do Ceará".

Segundo o ministério, as bombas que enviam água do Eixo Norte do Pisf (Projeto de Integração do Rio São Francisco) para o cinturão estão paralisadas para serviços de manutenção. Os problemas começaram em setembro do ano passado, quando um dos conjuntos parou. O equipamento está localizado na Estação EBI-3.

Ainda assim, diz o ministério, os reservatórios do Pisf têm capacidade para manter o abastecimento nas regiões atendidas.

O que diz o governo do Ceará?

A Secretaria de Recursos Hídricos do Ceará disse que não conseguiu confirmar se o trecho do vídeo é do Cinturão das Águas do Ceará, mas ressaltou que o escoamento da água acontece apenas durante o período chuvoso, após solicitação à União. "As demandas hídricas do Estado estão sendo atendidas sem a necessidade de transferência de água do PISF", diz o comunicado da secretaria.

A publicação falsa no Instagram, compartilhada na terça-feira (17), registra 32.147 curtidas. A postagem falsa no Twitter tem 166 mil visualizações, 8.374 curtidas, 2.694 retweets e 174 tweets com comentário.

O conteúdo também foi checado pela agência Aos Fatos.

O pedido desta checagem foi enviado por leitores do UOL Confere pelo WhatsApp (11) 97684-6049. Também é possível enviar sugestões para o email uolconfere@uol.com.br.

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.