Volta a circular vídeo de 2021 com informações falsas de previsão de frio
Um vídeo de 2021 com informações falsas sobre a previsão de frio no Sul do país volta a circular como se fosse recente. No vídeo que circula no WhatsApp foi acrescentada a data falsa: 20/02/2023. Em 2021, as informações foram desmentidas pelo Climatempo.
A checagem foi solicitada ao UOL Confere pelo WhatsApp (11) 97684-6049.
Origem do vídeo. O trecho é recortado do programa "Atualidades Pampa", da TV Pampa, exibido em 23 de julho de 2021, a partir do minuto 10:50 (veja aqui). O apresentador diz que "o governo canadense e o governo americano mandaram alertas de que (...) a temperatura pode ficar abaixo de 10 graus negativos no Sul do Brasil".
No aplicativo de mensagens, o vídeo é acompanhado do seguinte texto: "Alerta!... está previsto previsão de grande geada no Brasil e países vizinhos na próxima semana, pode chegar até 15° negativo. Preparem agasalhos para proteger sua família".
Informação era falsa e foi desmentida na época. O Climatempo desmentiu as informações sobre a onda de frio que chegava ao país em julho de 2021 (aqui). De acordo com o serviço de meteorologia, os governos do Canadá e dos EUA não emitiram alerta sobre o frio intenso no Brasil.
"Na realidade, houve uma confusão com relação aos modelos meteorológicos, que são utilizados como base para as previsões de tempo e clima. De fato, o modelo de previsão americano (GFS) e o modelo canadense (CMC) apontavam frio intenso no Brasil, mas não houve nenhum alerta por parte das autoridades desses países", justificou o site.
De acordo com o Inmet, a menor temperatura registrada na onda de frio que atingiu o Brasil no final de julho de 2021 foi de -8,6°C em Bom Jardim da Serra (SC) (veja aqui e aqui).
Esse mesmo vídeo foi desmentido também por veículos de checagem como a Lupa (aqui) ano passado e o Fato ou Fake em 2021 (aqui).
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.