Matéria sobre 1.541 mortes por covid em 24 h é de fevereiro de 2021
Publicações no Facebook usam uma matéria da CNN Brasil de 25 de fevereiro de 2021 como se fosse atual para acusar o presidente Lula de ser "genocida". No vídeo, a jornalista Monalisa Perrone diz que o país registrou naquele dia o segundo maior número de mortes causadas por covid-19 em 24h.
O vídeo engana ao inserir uma data falsa na imagem, "coronavírus 2023", e associar a notícia ao governo Lula: "ué, não era Bolsonaro o culpado de tudo? Lula ia salvar o país de tudo", diz o texto inserido sobre a reportagem.
O UOL Confere considera distorcido conteúdos que usam informações verdadeiras em contexto diferente do original, alterando seu significado de modo a enganar e confundir quem os recebe.
Matéria de 2021
A matéria do Expresso CNN é do dia 25 de fevereiro de 2021 e está disponível no site da emissora (veja aqui) e no Youtube (veja abaixo).
A apresentadora Monalisa Perrone diz: "o segundo maior número de mortes da pandemia aqui no Brasil aconteceu nas últimas 24h, foram 1.541. Ao todo, já são mais de 251 mil mortes por covid aqui no nosso país". O trecho recortado é do minuto 8:03 até 8:27. Logo em seguida, a jornalista cita o então ministro da saúde do governo Bolsonaro, Eduardo Pazuello: "E no fim da tarde, o ministro da saúde, Eduardo Pazuello, fez um balanço da situação". Assista:
Mortes por covid em 2023
O país registra atualmente, desde o início da pandemia, mais de 699 mil mortes causadas por covid-19 (veja aqui). A informação citada pela jornalista no vídeo, portanto, já indica que o registro é antigo quando ela diz que "ao todo já são mais de 251 mil mortes por covid aqui no nosso país". Além disso, Monalisa Perrone foi desligada da CNN Brasil em dezembro de 2022 (veja aqui).
Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.