Lula não disse que Brasil será preparado para acreditar em mentira
O presidente Lula não afirmou em entrevista à CNN Brasil que a sociedade brasileira será "preparada para acreditar naquilo que é mentira", como mostra um vídeo falso que circula nas redes sociais. As imagens foram adulteradas.
O pedido de checagem foi enviado ao UOL Confere pelo WhatsApp (11) 97684-6049.
O trecho manipula uma entrevista do petista de 16 de fevereiro para dar a entender que ele afirma: "A sociedade brasileira vai ser, nos próximos quatro anos, preparada para acreditar naquilo que é mentira". Sobre as imagens, aparecem as frases: "Quando você mente tanto,enaltecer (sic) a mentira se torna hábito" e "Estão preparados para fazer parte da maior indústria de mentira do mundo".
Na versão original, Lula diz o oposto. A jornalista Daniela Lima pergunta por que ele não vê chance de Jair Bolsonaro voltar a ser presidente do Brasil. O petista responde: "Eu acho que a sociedade brasileira vai ser, nos próximos quatro anos, preparada para acreditar naquilo que é verdade e não acreditar naquilo que é mentira".
O momento em que Lula se refere à "verdade" foi suprimido do vídeo original. A fala é exibida aos 54 minutos 25 segundos de entrevista. Assista:
Durante a conversa, ele ainda disse que a negação da política produz o autoritarismo e acusou o ex-presidente Bolsonaro de "construir uma indústria de mentiras", aos 53 minutos e 40 segundos. Veja:
A postagem desinformativa foi publicada em 13 de março e teve 1.817 curtidas, 77,7 mil visualizações e 84 comentários em 24 horas. O conteúdo também foi checado por Reuters (aqui) e Aos Fatos (aqui).
Sugestões de checagens também podem ser enviadas para o email uolconfere@uol.com.br.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.