Topo

UOL Confere

Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos


É falso que MP tenha recomendado a professores que não digam 'Deus abençoe'

17.mar.2023 - É falso que MP (Ministério Público) fez recomendação para que professores não usem a expressão "Deus abençoe" em escolas municipais - Arte/UOL sobre Reprodução/TikTok
17.mar.2023 - É falso que MP (Ministério Público) fez recomendação para que professores não usem a expressão 'Deus abençoe' em escolas municipais Imagem: Arte/UOL sobre Reprodução/TikTok

Do UOL, em São Paulo

20/03/2023 12h36

É falso que o MP tenha feito uma recomendação a professores para que não usem a expressão "Deus abençoe" em escolas municipais, como diz uma publicação no TikTok.

A mentira se baseia em uma circular, mas que foi emitida pela prefeitura de Taubaté após a recomendação do MP. Em nenhum momento, o texto cita a expressão "Deus abençoe". O MP também não expediu nenhuma recomendação formal ao município, segundo nota enviada ao UOL Confere.

O documento, apenas compartilhado internamente, prevê que os funcionários das escolas municipais respeitem a liberdade de crença individual dos alunos.

O pedido de checagem foi enviado por leitores do UOL Confere pelo WhatsApp (11) 97684-6049.

O que diz o post. Um homem aparece dançando no vídeo. Sobre a imagem, está o texto falso: "Bomba. MP faz recomendação para não usar expressão "Deus te abençoe" nas escolas. Os professores da rede municipal tiveram que assinar um termo em que se comprometem a atender a recomendação. Tá um circo no Brasil". Ao fundo, um homem aparece dançando.

Publicada no TikTok em 17 de março, a publicação tem 9,586 mil visualizações, 940 curtidas, 155 comentários e 202 compartilhamentos. O conteúdo falso não informa qual foi o MP que fez a suposta recomendação, nem o município ao qual se refere.

Uma versão da desinformação também foi compartilhada em 16 de março pelo deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) no Twitter —desta vez especificando a cidade e o MP em questão. O post alcançou 144,3 mil visualizações, 3.993 curtidas, 1.360 retuítes e 124 comentários.

edu bolso - Arte/UOL sobre Reprodução/Twitter - Arte/UOL sobre Reprodução/Twitter
Eduardo Bolsonaro (PL-SP) também compartilhou a desinformação em seu perfil no Twitter
Imagem: Arte/UOL sobre Reprodução/Twitter

A busca pelos termos "MP" e "Deus abençoe" no Google de forma associada mostra uma matéria de um site conhecido por propagar fake news -e que já foi desmentido pelo Projeto Comprova (aqui, aqui e aqui). O texto afirma que:

  • A Secretaria de Educação de Taubaté expediu a circular, o que é verdade;
  • Entre as medidas que devem ser evitadas estão o uso de expressões como "Deus te abençoe", cantigas infantis de conotação religiosa e orações como o pai nosso - o que não é verdade;
  • Quem não seguir a orientação poderá levar advertência - o que também não é verdade.

Não foi emitida ordem impedindo manifestações de crença e de convicções pessoais pelos docentes."
Prefeitura de Taubaté, em resposta ao UOL Confere

A prefeitura de Taubaté enviou a circular ao UOL Confere. Veja:

Circular seed - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

O texto não cita a expressão "Deus abençoe", nem menciona qualquer religião. A circular também não prevê nenhuma punição ou advertência aos docentes.

Docentes não assinaram o documento. A prefeitura de Taubaté confirmou que os profissionais "apenas tomaram ciência das recomendações".

Sugestões de checagens também podem ser enviadas para o email uolconfere@uol.com.br.

5 dicas para você não cair em fake news

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.