Topo

UOL Confere

Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos


Variação da distância entre Terra e Sol não altera condições climáticas

18.mai.2023 - Fenômeno afélio não tem papel em mudança de temperatura, segundo a Nasa - Arte/UOL sobre Reprodução/WhatsApp
18.mai.2023 - Fenômeno afélio não tem papel em mudança de temperatura, segundo a Nasa Imagem: Arte/UOL sobre Reprodução/WhatsApp

Do UOL, em São Paulo

19/05/2023 17h17

É falsa uma corrente de WhatsApp que diz que o fenômeno aphelion —afélio, em português— vai começar amanhã às 5h27. A mensagem erra ao dizer que ele influenciará o clima até agosto e aumentará a incidência de doenças respiratórias.

O afélio ocorre quando a órbita da Terra chega ao ponto mais distante do Sol. O fenômeno não causa mudança climática, segundo a Nasa (aqui).

O UOL Confere encontrou a mensagem a partir de monitoramento realizado em grupos de WhatsApp.

O que diz o post

"A partir de amanhã, às 05h27, vivenciaremos o FENÔMENO APHELION, onde a Terra estará muito distante do Sol. Não podemos ver o fenômeno, mas podemos sentir seu impacto. Isso vai durar até agosto. Teremos um clima frio mais do que o clima frio anterior, o que afetará a gripe, tosse, falta de ar, etc. Portanto, vamos todos aumentar a imunidade bebendo ou tomando muitas vitaminas e/ou suplementos para que nossa imunidade seja forte. A distância da Terra ao Sol é de 5 minutos-luz ou 90.000.000 km. O fenômeno do afélio a 152.000.000 km. 66% a mais. Assim, o ar fica mais frio e o impacto no corpo não é bom porque ele não está acostumado com essa temperatura. Por esse motivo, manter nossas condições de saúde para nos mantermos saudáveis com tais condições climáticas.?.. NOTA: Por favor, compartilhe esta informação com todos que você conhece."

Por que é falso

Afélio não muda o clima. O que gera a mudança de temperatura e de estações é a inclinação do eixo de rotação da Terra (aqui), não a distância entre o planeta e o Sol.

O desvio da órbita do nosso planeta é suave; o afélio e o periélio [quando a Terra está no seu ponto mais próximo do Sol] diferem da distância média Sol-Terra em menos de 2%."
Nasa

Terra também não poderia ficar 66% mais distante do Sol, como diz a mensagem falsa. A menor distância entre Terra e Sol, ocorrida no periélio, é de 147.098.925 quilômetros. A maior, registrada no afélio, é de 152.093.251 quilômetros. A diferença entre as duas medidas é de apenas 3,28%.

A distância média da Terra para o Sol é de aproximadamente 150 milhões de quilômetros (aqui). O texto mente ao dizer que essa distância seria de 90 milhões de quilômetros.

A desinformação circula pelo menos desde 2022. Com uma busca simples no Google, encontramos uma checagem realizada há um ano pelo Estadão Verifica (aqui).

Indícios de desinformação. A mensagem afirma de forma genérica que o afélio ocorrerá "amanhã", sem estabelecer uma data, o que indica uma potencial desinformação. Segundo o site Time And Date, o afélio acontecerá em 6 de julho, às 17h06, no horário de Brasília (aqui).

O conteúdo também foi checado por Boatos.org.

Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o emai uolconfere@uol.com.br.

Fabíola Cidral conta como reconhecer logo de cara uma fake news

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.