Covid-19: É falso que estudo aponte respiradores como causa de mortes
É falso que um estudo norte-americano, publicado em abril, tenha concluído que o uso de respiradores provocou a morte de pacientes internados com covid-19, como afirmam publicações nas redes sociais.
Os pacientes analisados pelos pesquisadores já estavam gravemente doentes, e o suporte do aparelho aumentou suas chances de sobrevida, diz um dos autores.
O que dizem os posts:
Uma publicação no Instagram diz: "BOMBA: RELATÓRIO OFICIAL AFIRMA QUE RESPIRADORES FORAM RESPONSÁVEIS PELA MORTE DA MAIORIA DOS PACIENTES INTERNADOS COM COVID. Quase todos os pacientes que morreram durante a fase inicial da pandemia foram mortos como resultado direto de serem colocados em um respirador, concluiu um novo relatório".
O mesmo texto é compartilhado no Twitter.
Por que é falso:
Pesquisador desmente. O médico Benjamin Singer, um dos autores do estudo (leia na íntegra, em inglês, aqui), disse ao UOL Confere que sua pesquisa não responsabiliza os ventiladores mecânicos pelas mortes dos pacientes. O estudo mostra que a pneumonia secundária, como é chamada no artigo a infecção após o uso do aparelho, pode aumentar as chances de morte, caso não seja tratada.
Absolutamente não [responsabiliza os ventiladores]. Nossos dados sugeriram que pneumonias bacterianas secundárias [desenvolvidas após o uso dos ventiladores] não resolvidas contribuíram para a mortalidade em pacientes que já estavam gravemente doentes com pneumonia grave, incluindo covid-19. Todos os pacientes em nosso estudo estavam gravemente doentes devido à insuficiência respiratória e teriam morrido se não recebessem suporte de um ventilador mecânico Dr. Benjamin Singer
Pacientes analisados. O estudo observou 585 pacientes na UTI do Northwestern Memorial Hospital, em Illinois (EUA), com pneumonia grave e insuficiência respiratória, sendo 190 com covid-19.
Resultados. A pesquisa mostra que a minoria dos mortos entre os 50 que desenvolveram a infecção após o uso do ventilador (17,6%) morreu mesmo após o controle da infecção.
Como um acidente de carro. Professor da Northwestern University, Singer faz uma analogia entre o uso dos ventiladores mecânicos, mesmo com a possibilidade de desenvolver pneumonia secundária, e uma cirurgia para tratar um paciente ferido após um acidente de carro.
Se um paciente morre durante uma cirurgia para tratar um sangramento com risco de vida após um acidente de carro, não concluiríamos que a cirurgia foi a causa da morte; em vez disso, o acidente foi a causa da morte Dr. Benjamin Singer
Ventiladores essenciais. O autor do estudo ressalta que todos os pacientes, incluindo os sobreviventes, utilizaram o ventilador mecânico. "Todos os pacientes em nosso estudo necessitaram de ventilação mecânica para suporte de vida".
Portanto, pneumonia primária, incluindo covid-19, foi a causa de morte em pacientes que morreram durante nosso estudo Dr. Benjamin Singer
Ventiladores e respiradores. A publicação falsa também erra ao chamar de "respiradores" os equipamentos utilizados pelos pacientes internados. Na verdade, os respiradores são utilizados pelos profissionais da saúde, enquanto os ventiladores são de uso dos doentes.
Viralização. Uma publicação com a mentira no Twitter, compartilhada no último dia 15, tem 2.062 visualizações, 225 curtidas e 114 retuítes. Já uma postagem falsa no Instagram, publicada no dia 18, tem 640 curtidas.
Este conteúdo também foi checado por Estadão Verifica e Aos Fatos.
Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.