Governo Lula não irá acabar com as forças auxiliares do Brasil

É falso que o presidente Lula e o ministro da Defesa, José Múcio, pretendem acabar com as forças auxiliares do Brasil.

Ao UOL, o Ministério da Defesa disse que se trata de uma notícia falsa.

O que diz o post

"Fim das Forças Auxiliares do Brasil. Nos bastidores do Planalto, Lula e o Ministro de Defesa, José Múcio Monteiro confirma (sic) o fim das Forças Auxiliares no Brasil, com o objetivo de criar uma Guarda Nacional", disse a matéria exibida na imagem.

O texto também possui uma aspa do ministro da Defesa, José Múcio: "Nosso ponto de partida será desarmar policiais militares e policiais civis. Posteriormente a guarda civil".

Por fim, o último parágrafo da matéria fala de um projeto que está sendo elaborado pelo governo. "Segundo as informações, este projeto já está em adamento (sic), mas sem uma data definida. Tal feito está sendo alinhado com os apoiadores, ministros e profissionais internacionais na área de segurança".

"Todo cidadão de bem tem a obrigação moral de compartilhar, divulgar, debater, reprimir e reprovar esse desejo de poder da esquerda; que é desarmar o cidadão de bem e desarmar às polícias. Merece ser capa de revista em todos os jornais do mundo! Quanto a nós, temos que conscientizar todos os brasileiros, para que nunca, nunca, sob nenhuma hipótese, vote num candidato de esquerda. O fim do país tá logo ali e se você não vê, realmente está desconectado com o que acontece a sua volta!", diz a legenda da postagem.

Por que é falso

Proposta de guarda nacional seria apenas para a segurança do Distrito Federal. Em 26 de janeiro, o ministro da Justiça, Flávio Dino, apresentou um pacote de projetos como resposta ao 8/1 (aqui), como a criação de uma guarda nacional. Porém, o efetivo seria responsável pela segurança da Esplanada e da Praça dos Três Poderes, sem nenhuma menção ao fim das forças auxiliares no Brasil (aqui).

Proposta não saiu do papel. O projeto para a criação da Guarda Nacional continua sob análise da Casa Civil (aqui) e foi novamente defendida por Dino recentemente (aqui).

Continua após a publicidade

Polícia Civil não é força auxiliar. O artigo 144 da Constituição Federal (aqui) define que as forças auxiliares são a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros, não a Polícia Civil, também citada na notícia.

"O teor da postagem é falso", diz o Ministério da Defesa em contato com o UOL. Múcio já defendeu a "separação" entre o campo da política e das Forças Armadas (aqui), mas não deu declaração falando em desarmar Polícia Civil ou Militar.

Data antiga. No print da suposta reportagem, é possível ver que o texto é de 26 de janeiro deste ano, mesmo dia em que Dino apresentou o pacote em resposta ao 8/1.

Viralização. Compartilhado em 22 de agosto no Instagram, o conteúdo soma 283 curtidas e 18 comentários.

Sugestões de checagens também podem ser enviadas para o email uolconfere@uol.com.br.

Fabíola Cidral conta como reconhecer logo de cara uma fake news

Continua após a publicidade