É falso que Lula tenha se apropriado de presente dado por Elizabeth 2ª
É falso que o presidente Lula (PT) tenha se apropriado de um faqueiro dado pela rainha da Inglaterra ao então presidente Costa e Silva (1967-1969) em uma visita ao Brasil no ano de 1968. Costa e Silva não ganhou um faqueiro da rainha Elizabeth 2ª.
O pedido de checagem foi enviado ao UOL Confere pelo WhatsApp (11) 97684-6049.
O que diz o post
"O militar e o Ladrão. Costa e Silva ganhou 1 faqueiro de ouro da Rainha da Inglaterra em 1968, mas considerou o presente sendo para a Nação Brasileira. LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA mandou empacotar e levou consigo quando deixou o palácio em 2010. Ele considerou que o faqueiro era dele", diz a descrição do post.
A imagem da publicação mostra um jogo de talher banhado a ouro e uma foto do encontro entre a então rainha da Inglaterra, Elizabeth 2ª, e o presidente brasileiro Arthur da Costa e Silva.
Por que é falso
Rainha não deu faqueiro a Costa e Silva. Na visita ao Brasil, a rainha Elizabeth 2ª presenteou Costa e Silva com um centro de mesa de prata, como registrou na época o jornal Correio Braziliense (aqui). A primeira-dama Yolanda Costa e Silva ganhou um bracelete de ouro de 18 quilates (aqui). Não há menção ao faqueiro na reportagem, de 6 de novembro de 1968.
O faqueiro também não consta em operação de busca e apreensão da Lava Jato contra Lula, feita em 2016 (aqui). À época, foram encontradas armazenadas em um cofre de Lula no Banco do Brasil, no centro de São Paulo, uma coroa, uma espada e esculturas e moedas, mas não o faqueiro (aqui).
A Secom (Secretaria de Comunicação Social da Presidência da Repútlica) afirmou ao UOL Confere que a informação de que Lula pegou o faqueiro é falsa.
Presentes dados a Lula foram entregues à União. A Secom também citou um acórdão de 2016 do TCU (Tribunal de Contas da União), cumprido por Lula. "A decisão determinou que a Secretaria de Administração da Presidência da República e o Gabinete Pessoal do Presidente da República incorporassem ao patrimônio da União presentes recebidos pelos presidentes da República, que foram ofertados por autoridades estrangeiras e entregues em cerimônias oficiais", diz o texto.
TCU não cita faqueiro entre presentes não localizados de Lula. Em resposta ao UOL Confere, o tribunal apresentou, de forma resumida, uma lista de oito presentes não localizados recebidos por Lula, como quadro, espada e escultura confeccionada em bronze, entro outros, mas sem mencionar o faqueiro.
Assessoria de Lula também nega. "Toda a retirada do acervo pessoal dos mandatos anteriores de Lula foi feita por funcionários da presidência, obedecendo à legislação, e tudo isso foi analisado posteriormente pela Lava Jato, sem encontrar nenhuma ilegalidade", disse ao UOL Confere.
O conteúdo também foi checado pelo Estadão e pelo Fato ou Fake, do G1.
Sugestões de checagens também podem ser enviadas para o email uolconfere@uol.com.br.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.