Post distorce fala de Lula sobre bandeiras do Brasil e do PT

O presidente Lula não aparece em um vídeo desprezando a bandeira do Brasil, enquanto exalta a bandeira do PT, como sugere publicação distorcida no Facebook. Na verdade, o petista criticava o uso político do símbolo nacional, feito pelo então candidato a presidente Jair Bolsonaro (PL).

O UOL Confere considera distorcidos conteúdos que usam informações verdadeiras em contexto diferente do original, alterando seu significado de modo a enganar e confundir quem os recebe.

O que diz o post

"VERGONHA DO MOMENTO TRÁGICO QUE VIVEMOS NO NOSSO BRASIL. MEU DEUS? ONDE ISSO VAI PARAR?", diz a descrição de uma publicação no Facebook com o vídeo.

Um texto inserido no vídeo diz o seguinte: "Lula desdenha da bandeira do Brasil e exalta o lixo da bandeira do PT. VERGONHA".

No trecho destacado, de apenas 12 segundos, Lula afirma: "Ele utiliza essa bandeira porque ele não tem o orgulho que eu tenho de dizer: 'esse é o meu partido'".

Por que é distorcido

Uma reportagem do jornal O Tempo, localizada após uso da busca reversa de imagem do Google, mostra que a fala foi feita em 18 de setembro do ano passado, durante a disputa presidencial, em Florianópolis (SC). Na fala completa, Lula critica o uso político da bandeira do Brasil (aqui).

Normalmente um fascista que não tem partido político, que nunca organizou um partido político, que não gosta do povo, que não respeita ninguém, ele diz o seguinte: 'O meu partido é o Brasil'. E eu queria dizer para ele que o Brasil não é partido, o Brasil é o nosso país. E que essa bandeira do Brasil aqui não é bandeira de um partido, essa bandeira aqui é a bandeira de 215 milhões de brasileiros que amam este país Lula, durante comício em Florianópolis (SC), em 18 de setembro de 2022

O site Metrópoles compartilhou no "X" - antigo Twitter - a fala na íntegra.

Continua após a publicidade

Viralização. O post no Facebook, publicado no último dia 18, registra 152 mil visualizações, 2,3 mil comentários, 2,2 mil reações e 2,1 mil compartilhamentos.

Este conteúdo também foi checado por AFP Checamos.

Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.

Fabíola Cidral conta como reconhecer logo de cara uma fake news

Siga UOL Notícias no
UOL Confere

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.

Deixe seu comentário

Só para assinantes