Lula não falou que eleitores do PT são 'desprovidos de inteligência'

O presidente Lula não disse que as pessoas que votaram nele e no PT nas últimas eleições são "desprovidas de inteligência".

A fala do petista, proferida durante convenção do Partido dos Trabalhadores na sexta-feira (8), está sendo replicada nas mídias digitais com sentido diferente ao que foi dito por ele.

A checagem foi sugerida ao UOL Confere pelo WhatsApp (11) 97684-6049.

O que diz o post

Vídeo compartilhado em plataformas como WhatsApp e TikTok mostra Lula no evento do PT e, sobreposto à imagem, está escrito: "10/12/2023 Lula diz que se o povo melhorar de vida um tiquinho não quer mais votar no PT e não podemos permitir isso".

No post, a fala de Lula é antecedida pelo comentário de uma mulher, que diz o seguinte: "E ontem Lula disse declaradamente que quem votou nele são pessoas desprovidas de inteligência, só olha o vídeo".

Em seguida, é exibido trecho do discurso do presidente, mas não a íntegra, o que tira sua fala de contexto. "Quem vota majoritariamente no PT são pessoas que ganham até dois salários mínimos. Um metalúrgico de São Bernardo, que ganha R$ 8 mil, já não quer mais votar na gente. Pega a pesquisa e vocês percebem que quem ganha acima de cinco salários mínimos já tem dificuldade de votar na gente. É por que essa pessoa ficou ruim? Não, é porque possivelmente essa pessoa elevou um milímetro padrão de vida dela, de aprendizado dela e nós não aprendemos a conversar com ela".

A mulher voltar a falar e diz: "Gente, infelizmente, pela primeira vez eu vou ter que concordar com ele, né, porque pessoa inteligente não colocaria ele no poder depois de tudo que ele aprontou com o Brasil, né? Ele foi infeliz de ter falado dessa forma? Sim, mas vai fazer o que, é a verdade. E depois vocês falam que quem fala demais, sem pensar, é Bolsonaro, e tá aí a prova. Agora vamos pegar pra exemplo, pra vida de vocês esquerdistas, nas próximas eleições, depois do que vocês acabaram de ouvir, não façam a mesma burrada, não cometam o mesmo erro não, tá bom. Vocês acabaram de ouvir da boca do seu próprio presidente, que quem vota nele são pessoas ignorantes".

Por que é falso

Lula não chamou quem vota nele e no PT de pessoas "ignorantes, desprovidas de inteligência", tampouco afirmou que "não pode permitir o povo melhorar de vida" para não perder eleitor.

Continua após a publicidade

Presidente propôs uma reflexão interna no PT sobre o porquê de a legenda ter elegido "só" 70 deputados federais em 2022 e o que fazer para melhorar o desempenho nas eleições municipais de 2024, durante convenção da sigla na sexta-feira (8) — veja aqui ou assista ao vídeo no final da matéria.

Nós temos que nos perguntar por que um partido que muitas vezes no discurso pensa que tem toda verdade do planeta, só conseguiu eleger 70 deputados. Por que tão pouco se a gente acha que poderia ter muito mais? É preciso que a gente tente encontrar a resposta dentro de nós. Será que estamos falando aquilo que o povo quer ouvir de nós? Será que nós estamos tendo competência para convencer o povo das nossas verdades ou será que temos que aprender com o povo como a gente fala com ele?

— Lula em convenção do PT

Lula afirmou que o PT precisa "aprender" a dialogar com setores não simpáticos à legenda, como os evangélicos. "Como é que a gente vai chegar nos evangélicos? Não é individualmente o trabalho de uma pessoa. É uma narrativa. Nós temos que aprender para conversar com essa gente, que é trabalhadora, de bem, que muitas vezes agradecem a igreja por ter tirado o marido da cachaçada, da violência, do sofrimento, para cuidar da família. Então, nós precisamos aprender a construir o discurso para falar com essa gente".

Por fim, Lula disse que o perfil do eleitor do PT é "majoritariamente" das classes D e E, mas não falou que eles não são inteligentes ou que não podem ascender socialmente. "Se você pega as pesquisas de opinião pública, a gente tá percebendo que quem vota majoritariamente no PT são pessoas que ganham até dois salários mínimos. Um metalúrgico de São Bernardo, que ganha R$ 8 mil, já não quer mais votar na gente. Pega a pesquisa e vocês percebem que quem ganha acima de cinco salários mínimos já tem dificuldade de votar na gente. É por que essa pessoa ficou ruim? Não, é porque possivelmente essa pessoa elevou um milímetro padrão de vida dela, de aprendizado dela e nós não aprendemos a conversar com ela".

Veja a íntegra da fala do Lula no vídeo abaixo a partir de 1h59min. O trecho que foi descontextualizado nas redes sociais é a partir de 2h18min.

Continua após a publicidade

Viralização. A postagem consta, nesta terça-feira (12), com 967,4 mil visualizações, 58,1 mil curtidas, 5.829 comentários e milhares de compartilhamentos no TikTok.

Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.

Fabíola Cidral conta como reconhecer logo de cara uma fake news

Siga UOL Notícias no
UOL Confere

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.

Deixe seu comentário

Só para assinantes